A SAP Brasil anuncia no dia 1º de março o programa de canais SAP PartnerEdge para a sua rede de parceiros de negócio, com o objetivo de cumprir sua estratégia de expansão de aplicativos entre as pequenas e médias empresas. Inicialmente, o SAP PartnerEdge será destinado exclusivamente aos revendedores de valor agregado (VARs) e ao longo do ano será estendido para os desenvolvedores de software independentes (ISV) e outros tipos de parceiros.
O programa prevê um investimento em recursos de canal, como foco estratégico no desenvolvimento de um ecossistema de parceiros cada vez mais robusto. Projetado para lidar com dinâmicas de mercado e oferecer oportunidades equivalentes a parceiros de todos os tamanhos, o programa utiliza um sistema único de ?value points? para reconhecer e recompensar parceiros por sua competência e desempenho. De acordo com a empresa, diferentemente de qualquer outro programa de canal, o SAP PartnerEdge reconhece parceiros não só por transações de vendas, mas também pelo investimento em capacitação profissional, pela realização de atividades de marketing cooperado (MDF ? market development funds), dentre outros.
?O programa está estruturado em três níveis, de modo a criar novas oportunidades para nossos parceiros serem reconhecidos e recompensados por seus méritos e sucessos, indo além de realizações de volume de vendas e receita?, diz Luís Banhara, diretor de canais da SAP Brasil.
O executivo explica que no SAP PartnerEdge os parceiros poderão ganhar ?value points? para serem promovidos a um dos três níveis do programa ? Associate, Silver e Gold. Os recursos, benefícios e instrumentos de capacitação de negócios incluirão uma combinação de fundos de desenvolvimento de mercado (MDF), diferenciação dos níveis de descontos, benefícios da marca e ferramentas de marketing ? distribuídos aos parceiros de acordo com o seu nível dentro do programa.
Para oferecer suporte aos parceiros de canal em suas iniciativas de venda, a SAP criou um sistema de busca de referências de clientes. Ele ajudará os parceiros a comparar seus clientes potenciais com as empresas que já são clientes da SAP, e que estão dispostas a falar com um cliente potencial ou até mesmo facilitar uma demonstração da solução proposta. Desse modo, os clientes obtêm a informação essencial necessária para tomar a decisão correta. Os parceiros também podem tirar partido de histórias de sucesso, estudos de caso, documentos de referência e depoimentos em vídeo, que podem ser facilmente acessados nesse banco de dados.