Vendas mundiais de PCs, tablets, ultrabooks e celulares devem crescer 7% neste ano

0

As remessas mundiais de PCs, tablets, ultrabooks e celulares devem totalizar 2,5 bilhões de unidades neste ano, o que, se confirmado, representará um aumento de 6,9% em relação a 2013, quando registrou crescimento de 4,8%, de acordo com dados do Gartner. Segundo a consultoria, as vendas dos PCs tradicionais continuarão a prejudicar o crescimento global do mercado de dispositivos de computação, bem como a redução no ritmo de substituição de PCs por tablets.

"A substituição de notebooks por tablets começará a cair a partir deste ano, em razão da adequação, por parte de consumidores e empresas, do emprego do dispositivo certo com o padrão de uso correto. Ao mesmo tempo, vamos ver onde dispositivos dedicados [como tablets], ou dispositivos híbridos [destacável ou dispositivos conversíveis], se encaixarão no mercado global de dispositivos", diz Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner.

À medida que começa a haver uma saturação no mercado global de dispositivos, a pressão sobre as margens da indústria aumentarão e os fornecedores terão de olhar para diferentes formas de lidar com o problema, diz a consultoria. Embora a tendência de queda nos preços dos dispositivos seja inevitável, os consumidores passarão a valorizar cada vez mais outras características, além de apenas o preço. Segundo o Gartner, na hora da compra, os novos usuários de tablet vão considerar telas menores e maior portabilidade, enquanto usuários atuais devem dar mais atenção à conectividade.

Ainda de acordo com o estudo, as remessas de celulares, o maior segmento do mercado mundial de dispositivos, devem chegar a 1,9 bilhão de unidades neste ano, um aumento de 4,9% na comparação com 2013. O crescimento, diz o Gartner, deverá vir das duas extremidades do mercado — dos smartphones mais sofisticados e dos chamados aparelhos de entrada de linha, mais simples.

"Embora a falta de inovação de hardware tenha estendido o ciclo de substituição em 2013, temos verificado um processo de atualização dos aparelhos nos mercados emergentes. Na América Latina, Oriente Médio e África, Ásia/Pacífico e Europa Oriental deve haver uma forte atualização dos telefones, que ajudarão a compensar a desaceleração nas vendas nos mercados desenvolvivos, no curto prazo", avalia Annette Zimmermann, analista de pesquisas do Gartner (veja tabela abaixo).

Tabela1 Gartner

Neste ano, o mercado mundial de tablets deve crescer 38,6%, já que as vendas desse tipo de dispositivo continuarão a crescer fora da América do Norte. "A adoção de tablets tem ficado largamente concentrada nos EUA, com o domínio da Apple. A dinâmica de mercado em outras regiões é diferente, onde há uma busca maior por preços baixos e tablets menores, independentemente da marca", diz Ranjit Atwal.

Já no que diz respeito as remessas de PCs tradicionais, a previsão é que 276,7 milhões de unidades sejam embarcados neste ano, o que representa um recuo de 6,6% na comparação anual. "A categoria PC tradicional continua a diminuir, com apenas cerca de dois terços das susbstituições de notebooks e desktops. O terço restante será susbstituído por ultramobiles, enquanto outros não serão substituídos", diz o analista.

Em relação aos sistemas operacionais, o crescimento do iOS para tablets diminuiu na América do Norte e a Apple terá de revigorar o seu ciclo de substituição, já que o objetivo do Google é aumentar a participação do Android, tendo como base a projeção de venda mais de 1 bilhão de dispositivos neste ano (veja tabela abaixo).

Tabela2 Gartner

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.