Cerca 60% das empresas planejam investir em soluções de BI 'self-service', afirma estudo

0

As empresas cada vez mais estão adotando os chamados ambientes self-service para análise de dados, em que os usuários podem assumir o controle de sua própria análise, modelagem, visualização e tomada de decisão. Estudo global realizado pela Forbes Insights, encomendado pela Qlik, revela que cerca de 60% das empresas planejam acelerar seus investimentos em soluções de BI self-service, e mais da metade dos executivos entrevistados citaram que seu ambiente de analytics apresenta um grau significativo ou muito significativo de elementos de autoatendimento.

O relatório aponta também que os departamentos de TI e líderes das unidades de negócios estão preocupados com as questões de governança, que afetam desde a segurança — citada como um desafio por 14% dos participantes da pesquisa — até sua integridade e veracidade. A questão mais desafiadora para permitir o acesso self-service, apontada por quase 20% dos entrevistados, é a dificuldade de combinar dados de diferentes fontes. Segundo eles, para ter um modelo bem-sucedido, é necessário que haja uma governança de dados eficaz – que não só preserve a segurança e integridade dos dados, mas também dê aos usuários a confiança de que a sua análise trabalha com conjuntos de informações completas e precisas.

A pesquisa constatou ainda que 54% dos participantes consideram que melhorar a visualização de dados é um imperativo estratégico; 40% concordam que modelos de análise de autoatendimento criam uma vantagem competitiva significativa; e 53% acreditam que essas soluções permitem aos usuários desenvolver análises mais visuais.

Dentre os benefícios do BI self-service, estão a identificação de oportunidades de negócios (citada por 69%), sua precificação otimizada ou dinâmica (65%) e a mensuração de produtividade (63%).

Mais de metade das empresas, 54%, disseram que estão buscando a criação de um centro de excelência para melhorar seu desempenho dados self-service. Quase três em cada quatro entrevistados declararam que estão, hoje, dirigindo seus departamentos de TI para trabalhar mais de perto com as unidades de negócios, a fim de expandir o acesso a dados. Outros 62% concordaram que os usuários precisam buscar conhecer melhor os dados e ferramentas de análise.

Segundo a pesquisa, em cerca de 25% dos casos, a alta diretoria desempenha o papel principal na criação de um ambiente mais self-service. Mas para a maioria dos entrevistados, 64%, o que leva a adoção é o movimento de baixo para cima — das equipes à liderança. Entre os setores que mais utilizam essas soluções estão o financeiro (citado por 67%), vendas (61%), marketing (60%) e compliance (60%).

O estudo, que entrevistou mais de 400 profissionais de TI e negócios, sendo que os insights e comentários constantes no relatório são derivados de pesquisa quantitativa e entrevistas qualitativas com executivos seniores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.