Itamaraty sofre ataque de hackers e sistema de e-mails e de leitura de documentos fica fora do ar

0

O Itamaraty vem sofrendo ataques de hackers desde o último dia 19 e desde segunda-feira, 26, o sistema de e-mails e de leitura de documentos e dos postos diplomáticos no exterior está fora do ar, passando por uma manutenção geral para evitar novos acessos indevidos. A previsão do Ministério das Relações Exteriores era que o sistema voltasse ao normal ainda nesta terça-feira, 27.

Segundo o Itamaraty, o sistema atacado é o Intradocs, espécie de intranet que concentra todas as comunicações diplomáticas, como telegramas e documentos sigilosos do serviço diplomático, mas se restringiu aos e-mails dos servidores. Mas negou, no entanto, que os cibercriminosos tenham conseguido invadir o sistema pelo qual transitam documentos internos. Segundo o ministério não houve violação do sistema em si, nem o vazamento de documentos sigilosos, apenas de conteúdos do Intradocs anexados a e-mails.

De acordo com o comunicado, hackers usaram o esquema chamado phishing, ataques que têm o propósito de desvio de dados pessoais. E-mails aparentemente de pessoas conhecidas são enviados para colegas e incluem um link malicioso. Ao abrir o link, servidores instalam no sistema os chamados cavalos-de-Troia, que recolhem informações sigilosas dos usuários, como senhas e números de documentos.

Os responsáveis pelos ataques ainda não foram identificados e nenhum grupo até o momento assumiu a responsabilidade pela invasão. Uma investigação foi aberta pelo Gabinete de Segurança Institucional, responsável pela segurança de informações do governo, e pela Polícia Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.