UE fará nova acusação formal contra o Google por abuso de posição dominante na publicidade online

0

A Comissão Europeia já sinalizou que vai fazer nova acusação contra o Google, possivelmente antes de agosto, por abusar de sua posição dominante na publicidade online. O órgão regulador da União Europeia pediu a empresas rivais que permitam a divulgação de informações confidenciais que apresentaram à UE, com as alegações de que o Google induz o consumidor a clicar nos anúncios do Adwords, sua plataforma de publicidade online, o que infringe a lei antitruste do bloco econômico.

Este é o terceiro conjunto de acusações antitruste da UE contra o Google. A Comissão Europeia deu o prazo de uma semana para que as companhias rivais apresentem novas versões dos documentos, o que sugere que a UE está se aproximando da fase final de elaboração de acusações contra a empresa.

A chefe antitruste da União Europeia, Margrethe Vestager, já apresentou acusação antitruste formal contra a Google por supostamente distorcer seus resultados de busca para favorecer o seu próprio serviço de compras, o Google Shopping, e, mais recentemente, por beneficiar o Google Maps em smartphones equipados com o seu sistema operacional Android.

Margrethe disse que órgão está "avançando" nas investigações para analisar se o Google abusa da sua posição dominante com o seu serviço de publicidade, área de preocupação que já havia sido delineada por seu predecessor, Joaquín Almunia.

A publicidade online representou 90% da receita da empresa no ano passado, que foi de US$ 75 bilhões.

A UE também está investigando se o Google restringe os anunciantes que usam o serviço de publicidade com base no leilão da empresa. A Comissão Federal de Comércio dos EUA realizou uma investigação semelhante em 2013 depois que o Google comprometeu-se a eliminar restrições impostas aos anunciantes que querem coordenar suas campanhas de publicidade online através de várias plataformas.

Separadamente, a News Corp., que publica o The Wall Street Journal, apresentou queixas formais na Comissão Europeia a respeito de práticas de negócios do Google. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.