Certificado digital será obrigatório para eSocial a partir de 1º de julho

0

A partir de 1º de julho, a utilização do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) será estendida a todos empregadores. Desde janeiro deste ano, as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões já transmitem dados referentes à folha de pagamento para o sistema. Outra novidade é que a transmissão dessas informações exigirá o uso de certificação digital.

A estimativa é que, ao todo, o eSocial passe a reunir dados de, aproximadamente, oito milhões de empresas e mais de 40 milhões de trabalhadores. Para enviar as informações pelo sistema, é indispensável que os empregadores possuam certificado digital válido de padrão ICP Brasil, e-CPF ou e-CNPJ , de tipo A1 ou A3. Empregadores domésticos continuarão utilizando o site com o código de acesso.

Vantagens

Com o eSocial, as empresas passam a se comunicar com o governo de forma eletrônica e unificada. Para o empregador, significa a simplificação do cumprimento das obrigações tributárias, redução de processos e aumento de produtividade. Favorece também o aumento na formalização do emprego e a inclusão na previdência, melhorando a renda do trabalhador.

Para o Estado, a ferramenta padroniza a transmissão, validação, armazenamento e distribuição dos dados referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas no Brasil. Eficiência para a fiscalização e economia de tempo e custo na gestão pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.