Google fornecerá serviço móvel de buscas em parceria com a Sprint Nextel

0

O Google anunciou uma parceira com a Sprint Nextel para fornecer um serviço móvel de buscas gratuito, com comunicação interativa e ferramentas de rede social, para os assinantes da rede WiMax que a operadora americana está construindo.

Conforme os termos do acordo, as duas empresas irão compartilhar as receitas obtidas com o novo serviço. A busca e outras ferramentas estarão disponíveis por meio de um portal que móvel que elas planejam construir, de acordo com notícia publicada pelo jornal britânico Financial Times.

Aliança com a Sprint Nextel, marca a entrada do Google no mercado móvel, um componente-chave para a sua estratégia de crescimento nos próximos anos e uma forma de recuperar o atraso nessa área em relação ao rival Yahoo, que já oferece um serviço móvel de buscas nos Estados Unidos.

?A parceria do Google com a Sprint significa uma de muitas avenidas que a companhia está trilhando para conquistar espaço no mercado wireless?, disse Nick Holland, analista sênior da Aite Group, ao jornal americano. ?É provável que Google se torne cada vez mais predominante no mercado móvel, oferecendo uma extensa gama de serviços, tais como ferramentas de navegação, ferramentas específicas para busca móvel, e-mail e instant messaging.?

A Sprint Nextel vai investir cerca de US$ 3 bilhões para construir a rede 4G com cobertura nacional, baseada na tecnologia de WiMax, que, segundo ela, proporcionará uma velocidade de acesso cinco vezes mais rápida que uma rede sem fio convencional.

A parceria com Google é vista com um reforço adicional para a Sprint Nextel amenizar o ceticismo inicial de alguns investidores que questionam a necessidade de construção da nova rede e do uso de uma tecnologia que ainda não foi testada devidamente no mercado. A operadora programou para o fim deste ano os testes com serviço WiMax em Chicago, Baltimore e Washington. Com a entrada da rede em operação, a meta da empresa é atender aproximadamente 100 milhões de usuários até o fim de 2008.

Enquanto os testes não acontecem, o Google vem fazendo lobby junto à FCC, órgão que regula as telecomunicações nos Estados Unidos, para liberação da faixa de freqüência de 700 MHz para a operação da rede WiMax.

A Sprint Nextel adiantou à FCC que somente participará do leilão da faixa de freqüência, cujo lance mínimo está estipulado em US$ 4,6 bilhões, se o órgão regulador adotar três condições, sendo que a principal delas é a exigência aos vencedores que ofereçam aos concorrentes o acesso a parte do novo espectro, em uma base de cobrança por atacado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.