RNP implanta rede para interligar hospitais universitários

0

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), mantida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, inaugura no dia 1º de agosto a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue).

O objetivo é implantar uma infra-estrutura física, serviços e aplicações em redes de alta velocidade visando integrar projetos de telemedicina existentes em desenvolvimento em hospitais universitários no país. Segundo os órgãos envolvidos no projeto, a implantação da Rute terá impacto científico, tecnológico, econômico e social para os serviços médicos já existentes.

Além disso, ainda segundo os órgãos, permitirá a adoção de medidas simples e de baixo custo, como a implantação de sistemas de análise de imagens médicas com diagnósticos remotos, que pode contribuir muito para diminuir a carência de especialistas, além de proporcionar treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.

Nessa primeira etapa, já estão sendo beneficiadas 19 unidades hospitalares em 14 estados. O projeto está sendo expandido para outros 33 hospitais universitários e cinco faculdades da área de saúde, alcançando todos os estados brasileiros.

Um convênio firmado entre o Ministério da Saúde e a RNP permitirá também a integração à Rute de 32 núcleos de telessaúde do Projeto Piloto Nacional de Telessaúde para a qualificação dos profissionais de saúde que realizam atendimento básico à população.

A Rute possibilitará, em um primeiro momento, a utilização de aplicativos que demandam mais recursos de rede e o compartilhamento de dados médicos dos hospitais universitários e instituições de ensino e pesquisa participantes da iniciativa.

Em um segundo momento, ela poderá levar os serviços desenvolvidos nos hospitais universitários do país a profissionais que se encontram em cidades distantes, por meio do compartilhamento de prontuários eletrônicos, consultas, resultados de exames e segunda opinião.

Também será possível, através da conexão da RNP com a Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), colaborar com instituições na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos.

Mesmo antes da entrega e instalação de todos os equipamentos, a Rute tem realizado atividades colaborativas entre os membros-participantes. Já foram realizadas sessões de videoconferência entre os membros da Rute e instituições da América Latina, Estados Unidos e Europa.

Outro fruto da iniciativa será a assinatura, em outubro, do convênio bilateral entre as redes acadêmicas brasileiras (RNP) e a norte-americana (Internet2) para a área de saúde.

No âmbito da Rute, unidades de telemedicina e telessaúde estão sendo criadas em todas as instituições da iniciativa.

O lançamento da expansão de Rute acontecerá durante o seminário Os Hospitais Universitários e a Integração Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia, que será realizado em Brasília nos dias 1º e 2 de agosto de 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.