Compartilhamento de softwares será discutido no Consegi 2008

0

O Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi 2008), que começou nesta quarta-feira, 27, em Brasília, vai sediar nesta quinta-feira a 3ª Rodada de Compartilhamento de Softwares da Administração Pública. A maioria das soluções que serão apresentadas está disponível no portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br), administrado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.

A rodada vai apresentar soluções tecnológicas com o objetivo de despertar o interesse de usuários e possíveis colaboradores. As soluções livres possibilitam a cooperação dos usuários na resolução dos problemas, assim como na evolução qualitativa da ferramenta. Esse é o objetivo do portal do Software Público Brasileiro, lançado em 2007 no Fórum Internacional de Software Livre, que inaugurou um novo modelo de licenciamento e de gestão das soluções desenvolvidas na administração pública, compartilhando soluções que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade.

O seu objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos e, conseqüentemente, a melhorar o atendimento à população. O acesso ao código-fonte dos softwares disponibilizados no portal é livre, mediante cadastramento. Para disponibilizar soluções do setor público é preciso entrar em contato por meio do e-mail guialivre@planejamento.gov.br.

As soluções livres apresentadas poderão ser compartilhadas com a esfera governamental, academia e sociedade, de forma imediata porque durante o evento os participantes terão acesso aos códigos, à documentação e ao ambiente de desenvolvimento colaborativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.