Vendas mundiais de celulares atingem 305 milhões de unidades no 2º trimestre

0

As turbulências na economia mundial já começam a ter reflexos negativos nas vendas de telefones celulares, tantos nos mercados maduros quanto nos emergentes, segundo o Gartner. Contudo, mesmo com os consumidores sentindo-se confrontados com a alta nos preços de combustíveis e alimentos, além de maiores níveis de inflação, a consultoria estima que as vendas neste ano cheguem a 1,25 bilhão de unidades. No segundo trimestre, foram comercializados 305 milhões de aparelhos em todo o mundo, um aumento de 11,8% em relação ao mesmo período de 2007.

No cômputo global de vendas, a Nokia saiu à frente com 120 milhões de celulares vendidos durante o segundo trimestre. A Samsung ficou em segundo lugar no rankin, com 46,4 unidades comercializadas, seguida pela Motorola, com 30,4 milhões, LG, 26,7 milhões, Sony Ericsson, 23 milhões, e outras marcas, 58 milhões de aparelhos vendidos.

Análise regional

No segundo trimestre, 115 milhões de telefones móveis foram vendidos na região da Ásia-Pacífico. Isso representou um aumento 20,5% em relação a igual período de 2007. Já a região que engloba a Europa, Oriente Médio e África, chamada de EMEA, contabilizou 56 milhões de unidades, o que representou 18% de crescimento. A Europa Ocidental teve uma ligeira desaceleração, com as vendas chegando perto de 42 milhões de celulares, um decréscimo de 8,2%, mas no primeiro trimestre o aumento foi de 16%.

No Japão, foram comercializadas 9,4 milhões de unidades, uma diminuição de 22,1% na comparação anual, e a América Latina atingiu 38,5 milhões de unidades no segundo trimestre, um aumento 19%. Na América do Norte, as vendas para usuários finais totalizaram 44,1 milhões de unidades no segundo trimestre, 6,58% acima do mesmo período de 2007.

"O desempenho do segundo trimestre foi inferior às expectativas, devido principalmente a um forte crescimento nos primeiros três meses do ano", disse Nguyen Tuong, analista para terminais móveis do Gartner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.