Sky renova sistema de armazenamento de dados

0

Com um investimento de cerca de US$ 700 mil para substituir o antigo sistema de storage, que não suportava mais expansões, a Sky, operadora de TV por assinatura, adquiriu da Cimcorp, integradora e provedora de soluções de TI e outsourcing, dois servidores EMC CLARiiON CX 500, quatro switches EMC Connectrix, dois sistemas de storage EMC Connectrix e todo o conjunto de software EMC CLARiiON. Com isso, a Sky ainda pode replicar dados de um site para outro utilizando a tecnologia IP.

O gerente de infra-estrutura de TI da operadora, Fernando Simões, conta que a substituição teve que ser feita, pois os sistemas de armazenamento antigos baseados em EMC Symmetrix estavam com a capacidade esgotada tanto em termos de espaço, quanto em disponibilidade de conexão de novos servidores. "Além disso, a tecnologia da infra-estrutura anterior era SCSI (Small Computer System Interface) e com o aumento na base de dados e na demanda no acesso a ela, a velocidade proporcionada por esse padrão começou a impactar no desempenho das aplicações."

Após a implantação da nova estrutura de hardware, concluída no fim de abril, a equipe da Sky conseguiu notar sensíveis melhorias na escalabilidade em termos de espaço em disco. A empresa saiu de um patamar de aproximadamente 5 terabytes instalados, sendo 95% disso utilizados, para dois equipamentos que suportam, no total, até 60 terabytes brutos, tendo sido instalados, inicialmente, 7,5 terabytes. "Com isso, garantimos uma estrutura instalada capaz de suportar o nosso crescimento", explica Simões, acrescentando que a Sky também observou uma melhoria nas aplicações OLTP (on-line transaction processing) em torno de 30% e ganho de 90 minutos na carga diária do data warehouse".

A opção pela Cimcorp, segundo Simões, se baseou na experiência de relacionamento que a Sky já mantinha com a empresa devido a projetos anteriores, além da variedade de produtos e serviços que a integradora oferece. Por essas razões, a operadora de TV paga já pensa na contratação da Cimcorp para outros projetos futuros que envolvem a implementação de soluções de gerenciamento do ciclo de vida da informação ILM (Information Lifecycle Management) em ambiente de data warehouse e a substituição de servidores de bancos de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.