Estudo aponta alto índice de vazamento de dados por usuários móveis

0

Quanto maior o acesso à tecnologia móvel nas corporações, maior a probabilidade do usuário enviar informações confidenciais da empresa por mensagem instantânea ou webmail. A constatação é de uma pesquisa recente realizada pela Trend Micro, fornecedora de software e serviços de segurança de conteúdo da internet, sobre o comportamento de funcionários corporativos móveis. Segundo o estudo, o índice de vazamento de dados por usuários móveis já é bastante elevado.

A pesquisa aponta que no Japão os usuários corporativos, tanto móveis quanto de desktops, são mais propensos do que os de outros países a fornecer informações confidenciais para colegas ou parceiros de negócios por meio de mensagens instantâneas ou webmail. Já nos EUA, 58% dos entrevistados que tinham acesso à internet fora da rede da companhia, usando laptops da empresa, admitiram o envio de informações confidenciais por webmail.

Na Alemanha, Inglaterra e EUA, os usuários móveis também são mais propensos a adotarem comportamento de risco online, como visitar websites de redes de relacionamentos e fazer o download de filmes, enquanto estão conectados à rede da empresa. Dos entrevistados alemães, por exemplo, 54% fizeram o download de arquivos executáveis quando usavam a rede da companhia, em comparação com 41% dos usuários de desktops. O Japão foi o único país pesquisado onde essa conduta foi diferente dos demais. Lá, apenas 49% dos usuários finais móveis fizeram o download de arquivos executáveis quando estavam usando a rede da companhia, em relação aos 41% dos usuários de desktops.

O estudo analisou respostas de 1,6 mil usuários corporativos de computadores nos EUA, Reino Unido, Alemanha e Japão. Em todos os países pesquisados, exceto o Japão, quanto mais recursos de mobilidade tem o usuário da empresa, maior a probabilidade dele receber spams e ataques de phishing. Nos EUA, por exemplo, 77% dos funcionários móveis admitiram ter recebido spams no trabalho durante os últimos três meses, em comparação com 68% dos usuários de desktops. Além disso, 40% dos funcionários móveis nos EUA disseram ter sido vítimas de ataques de phishing no trabalho durante esse período, em comparação com 31% dos usuários de computadores.

Dos funcionários móveis no Reino Unido, 76% disseram ter recebido spams no trabalho durante os últimos três meses, em comparação com 63% dos usuários de desktops. Do mesmo modo, 80% dos funcionários móveis alemães relataram o recebimento de spams no trabalho nos três últimos meses, em comparação com 70% dos usuários de desktops.

A pesquisa traz indícios de que usuários móveis normalmente têm mais experiência técnica e mais conhecimento sobre ameaças de segurança como pharming e phishing. Nos EUA, por exemplo, 61% mostram estar cientes das ameaças da web, em comparação com 49% dos usuários de computadores.

Tais comportamentos de risco, de acordo com o estudo, são preocupantes, porque as ameaças da web são mais predominantes hoje, e também o vetor de ameaças com crescimento mais rápido. Segundo a Trend Micro, elas estão mais sofisticadas, usam múltiplos componentes e utilizam a web para se atualizar, esconder, comunicar e transmitir informações roubadas. Com os hackers tornando-se mais organizados e cada vez mais motivados por lucro, as oportunidades criminosas são maiores do que nunca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.