Symphony registra 100 mil downloads na primeira semana, diz IBM

0

Lançado pela IBM há cerca de uma semana, o pacote de aplicações para escritório gratuito Lotus Symphony, que concorre com o Office da Microsoft, registrou 100 mil downloads, segundo a empresa. Ainda de acordo com a fabricante, o website do Symphony (www.ibm.com/software/lotus/symphony), que fornece uma versão beta do software para a comunidade de usuários, recebeu mais de 1 milhão visitantes durante esse período.

O número de downloads superou as previsões da empresa e quase ultrapassou o seu produto mais usado, o Lotus Notes, que hoje tem 135 milhões de usuários licenciados. ?Ficamos surpresos com a velocidade com que as pessoas aderiram ao lançamento?, declarou o diretor geral da IBM Collaboration e do Lotus Software, Mike Rhodin, acrescentando que o número de pessoas interessadas em baixar o Symphony fez com que a empresa triplicasse o número de servidores.

Segundo Rhodin, as pessoas agora só precisam de um endereço válido de e-mail para baixar o pacote de aplicações, pois os usuários acharam muito complicado ter que se inscrever para obter uma senha e nome de usuário na IBM antes de fazer o download.

O executivo disse que, desde que o website começou a oferecer acesso à versão beta do Symphony, em 18 deste mês, uma comunidade de usuário se formou para compartilhar experiências e sugestões para inclusão de novas características e recursos. Por exemplo, eles ajudaram outros usuários com dúvidas sobre a instalação e o uso do programa. Segundo Rhodin, as respostas da equipe de suporte da IBM e as da comunidade de usuários estão acontecendo quase que em real time. Os membros da comunidade estão fornecendo também o feedback sobre as capacidades que desejam ver nas versões futuras.

Em função disso, a IBM já anunciou que, num futuro próximo, pretende adicionar características novas ao website do Symphony, tal como um recurso para que os usuários possam votar e a empresa possa direcionar as prioridades de desenvolvimento do produto para liberações de atualizações. Na primeira semana, a página do fórum do Symphony, por exemplo, foi totalmente redesenhada com base no feedback dos usuários.

A empresa planeja lançar um segundo beta do software nas próximas seis ou oito semanas, mas o lançamento "completo" está previsto para ocorrer somente no próximo ano, de acordo com Rhodin. A IBM oferecerá, então, suporte de negócios para as aplicações mediante uma taxa, mas o executivo reconhece que a empresa não espera o sucesso com esse serviço. A idéia do suporte é somente que as empresas se sintam mais confortáveis em implementar o Symphony.

A estratégia por trás desse movimento da IBM, segundo alguns analistas, é impulsionar o seu software Notes no mercado, que reúne e-mail e aplicativo de mensagem instantânea, para tentar desbancar o software de e-mail Outlook da Microsoft. Com a introdução do Lotus Symphony no mercado, apoiada no reconhecido internacional da organização responsável pelo padrão Open Document Format, a IBM espera também impulsionar a aceitação do seu sistema, que não trabalha bem com produtos Microsoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.