Motorola Solutions é investigada por suspeita de suborno

0

O Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos e oficiais da Security Exchange Commision (SEC), órgão regulador do mercado de capitais americano, estão investigando a Motorola Solutions, empresa resultante da separação (spin-off) da divisão equipamentos de radiocomunicação e segurança da Motorola. Os órgãos solicitaram informações sobre os negócios da empresa em sete países da Europa nos últimos dois anos.

Pessoas ligadas ao assunto ouvidas pelo The Wall Street Journal disseram que as autoridades buscam evidências de violação da Foreign Corrup Practices Act, lei federal dos Estados Unidos que trata dos requisitos de transparência contábil sob as normas da SEC e das penalidades por práticas de suborno de empresas americanas a funcionários de governos estrangeiros. Procurado pelo jornal, o porta-voz da Motorola Solutions não quis comentar o caso.

As fontes afirmaram que a investigação começou em 2009, a partir de uma investigação interna sobre o caso foi aberta após denúncias de práticas suspeitas em negócios na Turquia, e que hoje tem diversas linhas de apuração em outros países do continente europeu. Uma delas cita um lobista austríaco, Alfons Mensdorff-Pouilly. As autoridades estão apurando se Mensdorff-Pouilly, que já foi punido por autoridades britânicas no ano passado devido à prática de pagamento de propina, corrompeu oficiais europeus em nome da Motorola Solutions para que fosse favorecida em negócios com governos da Europa. O lobista é acusado, inclusive, de utilizar práticas ilegais para obter um contrato de atualização redes de serviço de comunicações de emergência na Áustria.

No ano passado, a receita da Motorola Solutions em contratos com governos contabilizou US$ 5,1 bilhões – o que equivale a dois terços da receita total da empresa –, sendo que as vendas na Europa representaram 16% deste valor. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.