Aprovada desoneração da folha de pagamento de TI até 2014

0

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 26, o projeto de conversão da Medida Provisória 540, que prevê a desoneração da folha de pagamentos para as empresas de software e serviços de TI. A medida visa reduzir custos e aumentar a competitividade da indústria brasileira de TI no mundo. A MP deve produzir também um ambiente mais ético e saudável para os negócios e os profissionais do setor, reduzindo a informalidade.

A mudança na contribuição previdenciária do setor de TI passa de 20%, incidentes sobre a folha de pagamentos, para 2,5% do faturamento das empresas. Para a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), essa é uma mudança histórica que trará benefícios para toda a economia nacional, com o estímulo à produtividade e à competitividade entre empresas. Cálculos da entidade para a defesa da tese da mudança da base de incidência da contribuição, iniciada em abril de 2010 junto ao Ministério da Fazenda, mostram que os custos de transição entre a contribuição atual e a nova contribuição serão amplamente compensados pela arrecadação nova resultante da formalização. Em vez de perder, o Tesouro Nacional e as contas da Previdência Social vão obter ganho.

Uma outra vitória na votação, segundo a Brasscom, foi a ampliação do prazo de vigência da medida, antes de um ano, para três anos, até 2014. Para o governo, que também concedeu o benefício aos call center, calçados, artefatos de couro, confecções e transporte coletivo urbano, este será um grande teste para a possível mudança de toda a forma atual da contribuição para financiar a Previdência Social, desonerando a folha. O projeto agora segue para aprovação no senado e, em seguida, sanção presidencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.