Gastos com digitalização devem crescer em todo mundo, mas com menor ênfase na América Latina

0

Apesar do aumento modesto no orçamento de TI das empresas — 2,2% globalmente —, os gastos com digitalização estão crescendo em todo o mundo, de acordo com pesquisa anual do Gartner com 2,6 mil CIOs entrevistados em 93 países e em todas as grandes indústrias, representando aproximadamente US$ 9,4 trilhões em orçamentos do setor público e US$ 292 bilhões dos gastos com TI.

No entanto, os orçamentos estimados na América Latina para 2017 aumentarão somente 1,7%, depois de uma elevação de 3,5% registrada na pesquisa do ano passado. Ao todo, 18 países da região participaram da pesquisa deste ano, com o Brasil representando 51% do total de entrevistados.

Os dados da pesquisa de 2017 mostram que os CIOs estão mudando o padrão de investimento relacionado a negócio digital, alocando uma média de 19% de seu orçamento em TI para gastos em digitalização (16% na América Latina), índice que aumentará para 28% até 2018. Empresas com desempenho superior (em que a digitalização é totalmente explorada nos seus processos de planejamento e modelo de negócios) já estão gastando uma média de 33% de seu orçamento em TI em digitalização e espera-se que esse número aumente para 43% até 2018.

As respostas da pesquisa também apontam para o fato de que a adesão ao "ecossistema" digital aumenta junto com a maturidade. Um dos diferenciais de um negócio digital de alta performance é a criação ou a participação em um ecossistema digital. O uso deliberado e abrangente de um ecossistema para cocriar soluções e obter vantagens de capacidades distribuídas separa a categoria top do resto do grupo. Na pesquisa, 79% dos integrantes desse grupo líder indicam a sua participação nos ecossistemas digitais em comparação a 49% e 24% para as categorias de executivos de empresas típicas e iniciantes, respectivamente.

"Um ecossistema digital melhora o alcance das empresas. Ele permite conexões escaláveis entre os parceiros conhecidos e os clientes, mas também oferece uma plataforma para que as partes desconhecidas se conectem uma a outra", afirma Álvaro Mello, vice-presidente de pesquisas do Gartner. "Os ecossistemas diminuem os limites da indústria e ajudam a alavancar tipos de empresas, produtos e serviços completamente novos. Na América Latina, 45% das companhias pesquisadas disseram participar de ecossistemas."

Prioridades tecnológicas

Segundo os entrevistados, as principais tecnologias com investimentos já planejados incluem os serviços de nuvem, analytics, a gestão do mercado digital e segurança. Business intelligence (BI) e analytics continuam a ser prioridades nos principais investimentos em todos os tipos de organizações com uma média de 38% dos entrevistados no mundo todo citando-os como suas três prioridades.

Os participantes da América Latina também mencionaram BI e analytics como prioridades (36%), seguida por infraestrutura e data center (32%), que tradicionalmente consomem altos volumes de financiamento de TI na região.

Para todos, menos para as empresas da categoria top, o sistema de gestão (ERP, do inglês Enterprise Resource Planning) permanece como um investimento significativo, com 22% das companhias típicas (25% dos participantes na América Latina) e 30% dos iniciantes colocando-o como uma das três prioridades tecnológicas. Somente 8% da categoria top classificou o ERP entre suas três prioridades, tendo investido o suficiente para modernizá-lo e mudando agora esse investimento para atividades que gerem maior retorno. Em contraste, os iniciantes estão investindo fortemente em atividades não diferenciadoras. Isso parece indicar que eles precisarão trabalhar para modernizar a base de sua tecnologia antes de poderem até mesmo considerar um investimento de negócios no modelo digital.

Barreira do conhecimento

Os CIOs identificam as falhas no conhecimento de TI como a principal barreira que os impede de alcançar os objetivos de sua função no mundo. Por outro lado, os CIOs da América Latina indicaram o financiamento como sendo a principal barreira porque reflete os momentos difíceis da economia e as incertezas políticas.

Uma média de 33% dos participantes da pesquisa informa que as habilidades relacionadas à informação representam a maior ausência de talento, especialmente aquelas habilidades necessárias para os ambientes de análise mais recentes e avançados. As competências que já foram aplicadas nas análises de diagnóstico pré-digitais não são suficientes para os cenários de dados em tempo real apresentados pela Internet das Coisas (IoT), análise pessoal, tecnologia operacional e ecossistemas de informação. Como resultado, as habilidades mais recentes estão em falta e são caras.

A adoção do TI bimodal é a chave para a criação de uma empresa pronta a receber um ecossistema digital e essa é uma área na qual as companhias estão fazendo progresso. As descobertas da pesquisa indicam que, em média, 43% dos participantes dizem que suas organizações são bimodais (47% na América Latina). No entanto, a categoria top supera em muito as empresas típicas e iniciantes em seu uso do bimodal com 68% de todas as companhias líderes tendo adotado o bimodal em comparação com somente 17% das empresas iniciantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.