Apple continua líder, mas perde participação no mercado de tablets

0

Embora continue líder pelo décimo trimestre seguido, a Apple perdeu participação na quantidade de tablets embarcados no terceiro trimestre de 2012, caindo 14 pontos percentuais no período, segundo levantamento da ABI Research divulgado nesta terça-feira, 27. Isso acontece porque o mercado de tablets com o sistema Android tem apresentado um crescimento cada vez maior no mundo, ainda segundo a empresa de pesquisa.

Atualmente, o iPad ainda é responsável por 55% dos envios de unidades. Embora seja uma liderança isolada, a Apple decidiu não arriscar e lançou o iPad mini com um custo menor para brigar com os tablets Android de 7 polegadas, embora a ABI afirme que a companhia de Cupertino "falhou" por não entregar um aparelho que trouxesse inovação, preço competitivo e disponibilidade imediata durante o período de vendas mais crítico do ano nos Estados Unidos (o do feriado de Ação de Graças, em novembro).

Sem divulgar números exatos, a firma diz que Samsung, Amazon e ASUS são as demais empresas com maior participação neste mercado entre as fabricantes. Em relação a sistema operacional, porém, o Android vem chegando cada vez mais próximo: 44% de participação em envio de tablets. A ABI espera que a participação do Google cresça, já que o sistema da empresa é o escolhido pela maioria dos fabricantes dos aparelhos.

A consultoria destaca ainda a chegada de mais dispositivos Android, que estão ficando melhores e alcançando mais mercados. Desenvolvimento de aplicativos e conteúdo para a plataforma também estão melhorando, analisa a ABI.

Análise

Tal como aconteceu no segmento de smartphones, o Android também será o sistema operacional líder em tablets. É apenas uma questão de tempo. A plataforma da Google só não ganhou mais espaço até agora em tablets porque seu catálogo de aplicativos ainda está alguns degraus atrás daquele oferecido para o iPad. Mas isso está mudando rapidamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.