Justiça da Austrália responsabiliza Google por conteúdos de terceiros

0

A Justiça australiana multou o Google em US$ 200 mil por ter se recusado a remover links em sua página de buscas que relacionavam o promotor musical Milorad Trkulja ao crime organizado. A interpretação dos juízes é que o Google atua como uma editora, porque seleciona e apresenta links para sites ofensivos.

Em resposta, a empresa de buscas negou responsabilidade sobre as informações publicadas no site por terceiros. "Os resultados de buscas do Google são um reflexo do conteúdo e informação disponíveis na rede. Os sites que aparecem nos resultados são controlados por seus respectivos webmasters, não pelo Google", diz a empresa em nota.

A sentença da multa traz um argumento polêmico, pois afirma que o Google tinha intenção de publicar o material. Apesar de frisar que o sistema de buscas é “totalmente automatizado”, o ponto central, para a corte australiana, é que a empresa sempre quis publicar tudo o que o sistema automático do Google seleciona — e esses sistemas são desenvolvidos e operados por funcionários da empresa. "Especificamente, a alegação que o Google é claro em suas intenções de publicar o material é fidedigna porque por mais que os softwares sejam automáticos, eles são consequência de programação escrita por seres humanos", diz o documento.

O episódio começou em outubro de 2009, quando Trkulja solicitou que a empresa removesse os rumores exibidos no buscador, incluindo imagens. O Google negou o requerimento e recomendou que o cidadão entrasse em contato com os donos das páginas. Para a Justiça da Austrália, a inocência da companhia é justificável apenas até quando alguém pede formalmente a remoção de conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.