Kaspersky prevê crescimento de ataques máquina-máquina

0

Dispositivos com tecnologia embarcada, de geladeiras a automóveis, deverão criar uma gigantesca onda de ataques maliciosos nos próximos anos. De acordo com a pesquisa realizada pela Machina Research para a GSMA, até 2020 o número de dispositivos inteligentes deve alcançar 24 bilhões, quase o triplo dos atuais 9 bilhões de dispositivos conectados. Segundo o mesmo estudo, o impacto econômico do crescimento de dispositivos conectados será de cerca de US$ 4,5 trilhões até 2020.

De acordo com Fabio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab, até hoje os cibercriminosos dedicam seu tempo a explorar falhas e brechas nos dispositivos que geram retorno financeiro imediato. “A internet das coisas, por conta de uma base instalada reduzida, ainda não chama a atenção dos cibercriminosos. Eles ainda preferem se dedicar aos PCs, Macs, tablets e smarphones. Entretanto, o número de ataques deve crescer à medida que mais e mais dispositivos ganham inteligência e conexão a internet, como carros e TVs”, afirma.

Assolini destaca que importantes programas maliciosos já se mostraram muito perigosos no ataque máquina a máquina (M2M). O Stuxnet é um exemplo claro de como um dispositivo informatizado pode ser comprometido por ataques virtuais. Especificamente para combater a sabotagem industrial e a ciberespionagem, a Kaspersky Lab está desenvolvendo um sistema operacional dedicado à plataforma SCADA.

Este cenário é ainda mais preocupante com o desenvolvimento da internet e a chegada do IPv6, protocolo que permitirá a integração de milhões de dispositivos às redes, como eletrodomésticos, carros, medidores de energia, entre outros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.