Mesmo com retração econômica, IBM aposta na produtividade para crescer

0

O presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede, disse nesta terca-feira, 27, que está otimista em relação ao crescimento dos negócios da empresa no pais, mesmo que as perspectivas econômicas para os próximos anos não sejam tão promissoras. Para ele, nesses períodos, as empresas precisam ser mais produtivas e eficientes, investindo em TI para conhecer e atender melhor as necessidades dos clientes. "Passamos da fase do back office para o do front office. O objetivo é criar soluções para atender as necessidades do que vem pela frente", explicou, acrescentado que soluções como big data e analytics são indicadas para atender esse desafio.

Por isso a IBM também aposta em tecnologias como a do supercomputador Watson, que analisa mais de 5 bilhões de linhas por minuto, permitindo, por exemplo, melhor diagnóstico nos tratamentos de saúde. "Mais de 50% dos diagnósticos são errados", enfatiza.

Apesar de não ser uma estratégia para crescimento dos negócios, como explicou Kede, a IBM fez parceria com o empresário Eike Batista para prestação de serviços de outsourcing de TI para todas as empresas do grupo EBX, o investimento em pesquisa e desenvolvimento conjunto em segmentos como de recursos naturais e de inovação para gerar soluções e patentes em setores como de petróleo, gás, mineração, construção naval e portos.

Além disso, houve investimentos numa fábrica de semicondutores, voltada tanto para o mercado externo como para exportação, e na criação de um centro de soluções industriais conjuntas para que clientes no Brasil, Chile, Colômbia e Peru realizem testes, provas de conceito e customizem tecnologias para suas necessidades específicas.

Outras importantes parcerias que devem trazer retorno nos próximos anos foram fechadas com a Caixa Econômica Federal, por meio da CaixaPar, para modernizar os processos e serviços de crédito imobiliário, e com a Procempa, empresa municipal gaúcha de TI, para monitorar e melhorar a gestão de serviços públicos.

A empresa também está promovendo sua expansão geográfica, triplicando o número de escritórios em diversas cidades, que hoje já somam 38 unidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.