Exportações de celulares caem 35% em 2009

0

As exportações de telefones celulares em 2009 apresentaram uma queda de 35% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). No total, as vendas externas da indústria do setor alcançaram US$ 1,4 bilhão no ano passado.
Dados da entidade revelam que os principais destinos dos celulares foram a Argentina, representando 51% do total exportado, Venezuela (10%), Estados Unidos (8%) e México (5%). Como destaque, a Abinee cita o avanço de 374% nas vendas para os Emirados Árabes Unidos, que totalizaram US$ 33 milhões. Com isso, a região passou a ocupar o oitavo lugar na lista dos principais destinos dos celulares produzidos no Brasil, com participação de aproximadamente 2,4% do total exportado.
Em relação a unidades exportadas, a queda foi de 34%, ficando em 16 milhões de unidades em 2009, contra 25 milhões em 2008. O número representa 25,8% dos 62 milhões de celulares fabricados no país. Para este ano, a previsão da Abinee é de que as exportações cheguem a 18 milhões de unidades, alta de 12,5%.
A entidade também estima que neste ano serão produzidos 68 milhões de aparelhos celulares no Brasil, número 9,6% superior na comparação com o ano passado. Além disso, projeta que o país atingirá cerca de 200 milhões de linhas ativas de celulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.