Venda de carregador universal para celular pode ser obrigatória

0

A oferta comercial de carregadores universais de baterias para diferentes modelos de telefone celular pode passar a ser obrigatório Brasil, conforme prevê proposta que tramita na Câmara dos Deputados.
O Projeto de Lei 6415/09, do deputado Dr. Nechar (PP-SP), exige que o carregador universal seja vendido com o aparelho celular e poderá ser utilizado em qualquer modelo de qualquer marca. Em substituição ao carregador, o projeto admite o uso de um adaptador universal.
Se aprovado, o projeto será acrescentado à Lei Geral das Telecomunicações (Lei 9.472/97) e deverá entrar em vigor um ano após sua publicação, para facilitar a transição.
Nechar criticou a existência de diferentes carregadores para cada marca e mesmo para cada modelo de telefone celular nos dias atuais. "Como quase todas as pessoas de uma família possuem um telefone móvel, e trocam de telefone com frequência, acumulam-se carregadores sem uso", avaliou.
A medida, segundo ele, não encareceria os aparelhos celulares. No médio prazo, salientou o parlamentar, os carregadores poderiam mesmo deixar de ser comercializados em todas as vendas, pois muitos consumidores já possuirão um equipamento universal.
O projeto tramita de forma conclusiva pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.