Orelhões terão facilidades para portadores de deficiência

0

O conselho diretor da Anatel aprovou o regulamento para utilização do telefone de uso público (TUP) do serviço de telefonia fixa. As novas regras estabelecem as características básicas dos aparelhos, mais conhecidos como orelhões, e acrescentam facilidades ao uso pelos portadores de deficiência.

Com base no regulamento, o cordão dos ?orelhões? terão de ser aumentados para facilitar o manuseio por cadeirantes. Também terá de ser inserida uma nova tecla ?5?, maior do que a atual e em relevo, para facilitar a localização das demais aos deficientes visuais. Além disso, ao digitar asterisco ? já com o cartão telefônico no aparelho (o cartão indutivo) e escutando o sinal da chamada ?, haverá um sinal auditivo de indicação dos créditos disponíveis.

Todos os aparelhos também deverão fazer ligações a cobrar e realizar chamadas gratuitas para os serviços públicos de emergência ? entre os quais se encontram a polícia (190), os bombeiros (193) e a ambulância (192). O regulamento define também que os orelhões que realizam chamadas de longa distância nacional e internacional devem ser distinguíveis visualmente dos demais. Além disso, o número do orelhão deverá ser exibido no visor do aparelho ao digitar-se a tecla jogo-da-velha.

A consulta pública do novo regulamento foi realizada entre dezembro e fevereiro de 2005 e obteve 232 contribuições de associações de defesa do consumidor, empresas e usuários. Para implantar as mudanças será necessária uma revisão da norma de certificação dos orelhões, que ainda deverá entrar em consulta pública. Uma vez que a revisão for publicada no Diário Oficial da União, as concessionárias terão 30 meses para adaptar todos os aparelhos no país, sendo um terço a cada dez meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.