O que arqueólogos encontrarão na AL em 10 mil anos?

0

Um dos meus hobbies recentes tem sido estudar a arqueologia e a história das civilizações. Até então, confesso que analisava os impactos das novas tecnologias dentro de um contexto de ciclo econômico, limitada a uma vivência e experiência acumuladas da atual civilização.

Quando nos afastamos um pouco desta perspectiva e olhamos o mundo em que vivemos por uma ótica antropológica, que atravessa a evolução do ser humano e das civilizações, encontramos outras respostas para o papel da tecnologia e da inovação.

As causas da grande instabilidade político-econômica do mundo de hoje decorrem da desigualdade social, do distanciamento entre os países ricos e pobres e da concentração de polos de geração de riqueza em alguns redutos do globo.

Não podemos nos esquecer que a "tecnologia" tem um papel preponderante na geração da riqueza, dentro de um contexto histórico e geográfico. Foi assim com o fogo, com a escrita, com a roda, com a agricultura, com a máquina a vapor, com o computador e, agora, com as "tecnologias emergentes" – Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Cloud, Blockchain, entre outras "invenções".

A velocidade com que as "tecnologias" antigas, como a escrita e a agricultura, foram propagadas e assimiladas nas diferentes geografias foi determinante para o desenvolvimento de povos de cada região. Segundo o professor Jared Diamond, autor do fantástico livro "Guns, germs and steel" ("Armas, germes e aço", em português), as tecnologias se propagam com maior facilidade na latitude (leste-oeste) do que na longitude (norte-sul). É perturbador constatar que a "escrita" se propagou com maior facilidade na região da Europa/Ásia, caminhando por milhares de quilômetros na mesma latitude e não se propagou da civilização Asteca, no México, para a Inca, no Peru, com distâncias mais reduzidas.

No mesmo livro, Jared descreve com propriedade as complexas razões históricas que explicam esse perturbador movimento de expansão do conhecimento. Somente uma visão original, desprendida e capaz de integrar diferentes áreas de estudo, que se debruçam sobre séculos e até milênios de história, poderia desenvolver essa concepção.

Quando analisamos o contexto histórico de evolução da humanidade, se torna mais fácil entender a razão pela qual é desafiador que a inovação parta especialmente de países que passaram por ocupações sangrentas ou por povos dominados pelo medo imposto pelo conquistador. Inverter este processo é praticamente recriar ou confrontar tradições e formações culturais impregnadas pela história secular de um país ou povo. Nós, latino-americanos, entendemos muito bem o que isto significa na busca por reverter o estágio de competitividade de nossas empresas, dos mercados locais e da economia dos países da região.

Trazendo para o mundo de hoje, em nosso país, a referência de sucesso está no campo de negócios, na música e no futebol, e muito longe do campo das ciências. É natural pensar que os melhores talentos vão para as áreas que oferecem maior prestígio na sociedade. Os que ainda perseguem o mundo das ciências, por não encontrarem um ambiente propício para o seu desenvolvimento, partem para polos de inovação em outros países.

O professor Jared também menciona a questão climática como uma das causas do distanciamento entre os patamares de desenvolvimento dos países. Não podemos deslocar os povos e países do clima tropical como se fossem meras peças de quebra-cabeças para as regiões de clima temperado. A questão é muito mais complexa. Por outro lado, temos o privilégio de as pessoas de nossa região terem dominado a mãe-natureza, mostrando avanços da agricultura no Cerrado e Nordeste do País, bem como a quase completa erradicação das doenças tropicais.

É neste contexto que as novas tecnologias que estão desafiando o mundo exercem um papel fundamental em nossa sociedade. Elas representam a oportunidade de inverter o paradigma da referência de sucesso na sociedade global, criando novos modelos de desenvolvimento para as ciências; desafiando a geografia pela promoção intensa da propagação tecnológica na longitude; questionando a história, pela inversão da ótica do "colonizador-colonizado"; e, sobretudo, pelo fortalecimento dos polos de inovação de regiões até então menos desenvolvidas economicamente, como é o caso da América Latina.

De acordo com a pesquisa global da Deloitte sobre os impactos da 4ª Revolução Industrial ("The Fourth Industrial Revolution is Here – Are You Ready?", ou "A Quarta Revolução Industrial já chegou – você está preparado?", em português), apresentada no último Fórum Econômico Mundial em Davos, os latino-americanos se sentem confiantes em enfrentar esse desafio. Alegra-me verificar que os brasileiros – dentro do universo entrevistado em nossa pesquisa – veem a tecnologia como algo positivo, transformador, com potencial de inclusão e diminuição das assimetrias sociais e econômicas entre povos e países.

Tenho grandes expectativas de que, daqui a 10.000 anos, os arqueólogos do futuro venham a encontrar em nossa região outros vestígios de "tecnologia" avançada, além da "escrita" na civilização Asteca e da "irrigação" na civilização Inca. Quem sabe, da América Latina, não sairão as "tecnologias" que resolverão alguns problemas históricos e globais e proporcionarão o conforto das sociedades antes dominadas e que atualmente sofrem com a falta de competitividade econômica, por entendermos profundamente os seus "casos de uso"?

Viabilizar essa oportunidade está sobretudo em nossas mãos, líderes de empresas nacionais e multinacionais, e também membros da academia e dos institutos de pesquisa, bem como as autoridades do governo presentes na região. O ímpeto das tecnologias disruptivas é poderoso o suficiente para se tornar o vetor de grande transformação desse retrospecto histórico, mas é preciso que direcionemos o curso dessa mudança.

Marcia Ogawa,  sócia-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.