Big data se torna ferramenta estratégica para fidelização de clientes

0

Fidelizar clientes é um desafio constante para as empresas, independentemente de seu porte ou setor de atuação. No segmento de contact center não é diferente, uma vez que os clientes, cada vez mais exigentes, esperam ter seus problemas solucionados com eficácia e rapidez.

Atualmente, as empresas enfrentam o desafio de elaborar estratégias para fidelizar uma nova e ainda mais exigente geração de clientes, denominada geração digital, formada por crianças e adolescentes, que utilizam um computador, tablet ou smartphone desde seu primeiro ano de vida, devido à facilidade da tecnologia touchscreen.

De acordo com Marcello Póvoa, sócio e diretor executivo da MPP Interativa, que participou de painel no seminário Call Center + CRM 2014, nesta segunda-feira, 28, em São Paulo, fidelizar clientes da nova geração digital é desafiante pois são pessoas que mudam de interesses constantemente, de acordo com a experiência que tiveram, como é no caso do uso de redes sociais e canais de comunicação.

Neste caso, Póvoa aponta a relevância como fator crítico ao sucesso do relacionamento com esse tipo de cliente. Ou seja, uma gestão do relacionamento com o cliente (CRM, na silga em inglês) em tempo real, através de uma comunicação multicanal. "Isso é possível analisando os "rastros" do comportamento do usuário nas redes sociais, como suas preferências, características pessoais e etc", explicou o executivo, salientando a importância do uso do big data – análise de grande quantidade de dados – como ferramenta estratégica na retenção de clientes.

Marco Antonio Lauria, diretor de vendas de big data da IBM para América Latina, também enfatizou a importância do uso de soluções de big data para prestar um bom serviço ao cliente, para sua fidelização. Segundo ele, o cliente hoje espera um tempo de resposta rápido na resolução de seu problema. Por isso, é importante fazer com que isso seja feito em uma única chamada, sem transferências. Outro ponto relevante, segundo ele, é o operador ter todas as informações do cliente disponibilizadas em um único sistema, facilitando a agilidade no atendimento. "O problema não é a  falta de informação, mas sim o excesso de informação. Você gera mais dados do que consegue processar", concluiu Lauria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.