Executivo defende parceria dos setores público e privado para inovação em TI

0

Desonerar a folha de pagamento e baixar impostos não são medidas suficientes para aumentar os investimentos em pesquisa e inovação no Brasil. A avaliação é do chefe de Negócios e Inovação da fabricante sueca Ericsson, Jesper Rhode. Para ele, o governo federal deveria investir na qualificação de funcionários das empresas, por meio da concessão de bolsas de estudos, em parceria com o setor privado. "É uma tarefa a quatro mãos", declarou Rhode durante a Conferência da Inovação Brasil-Suécia, que se estenderá até sexta-feira, 1º, no Rio de Janeiro.

De acordo com o executivo da empresa de tecnologia da informação, parcerias com o governo na área de tecnologia e inovação são fundamentais para dar início ao investimento em pesquisa por parte das empresas. "É dinheiro público que beneficia o setor privado a enfrentar uma barreira. Depois, ocorre uma inércia e o retorno, o investimento, vem por si só", disse.

Ele citou o exemplo da Ericsson, que fez acordo com universidades públicas que se desdobrou "na geração de tecnologia competitiva com um custo-benefício global". Com as vantagens para a empresa, o aporte do programa foi também maior do que o previsto inicialmente. Agora, eles defendem uma política para formação de funcionários por meio da concessão de bolsas de estudo.

Para estimular a indústria do setor de tecnologia da informação no Brasil, Rhode sugeriu a criação de um polo de produção concentrando fornecedores de componentes, além de defender a redução de impostos e a desoneração da folha de pagamento para que possam ser ofertados salários mais altos aos funcionários. O objetivo, segundo ele, seria facilitar a importação de produtos para montagem de laboratórios.

"No Sul da China, existe grande número de empresas que participa das mesmas cadeias de produção e isso representa uma grande vantagem", avaliou. Para Rhode, o Brasil precisa criar mecanismos para competir com grandes mercados exportadores, com o chinês.

As cidades de Recife e Fortaleza – onde já se instalaram empresas do setor e onde as pesquisas em parceria com a empresa estão avançando nas universidades Federal do Ceará e Federal de Pernambuco – foram apontadas pelo executivo como promissoras. "Não precisa ser necessariamente São Paulo", acrescentou, sobre a região onde já estão fornecedores.

A Ericson investe atualmente 14,4% de seu orçamento em pesquisa e inovação. No Brasil, a meta é expandir a produção, com foco na tecnologia 3G (internet móvel de alta velocidade), mirando nos mercados da América Latina e da África. Atualmente, a metade do que é produzido pela empresa no país é exportada. "Para nós, o Brasil é interessante como plataforma", concluiu o executivo. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.