Sony vende participação e encerra joint venture com Sharp

0

A Sony vendeu sua participação na joint venture com Sharp para produção de telas de cristal líquido (LCD). As ações da gigante japonesa, que tem 7,04% de participação na empresa, serão vendidas à Sharp por 10 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 126 milhões) e serão pagos, segundo a companhia, com dinheiro que tem em caixa.

A joint venture foi formada em 2009 e recebeu investimentos no mesmo valor por parte da fabricante japonesa, com expectativa de elevar sua participação para 34%. A unidade da Sony, localizada na cidade de Sakai, na região Oeste do Japão, passou a ser controlada pela Sharp. De acordo com as empresas, não haverá impacto nos seus balanços financeiros e nem devem ser afetados os resultados dos anos fiscais, ambos com encerramento em 31 de março de 2013.

A Sony amarga prejuízo recorde na produção de monitores LCD devido à valorização do iene frente a moedas internacionais, por isso o plano de adquirir mais ações na joint venture não foi consolidado.

Com a saída da Sony, a Sharp irá fundir as operações de LCD com duas fabricantes japonesas, a Toppan Printing e a Dai Nippon Printing. Com isso, a nova composição acionária da empresa ficará da seguinte forma: 37,61% para a Sharp, a mesma porcentagem com o presidente da Hon Hai, holding da Foxconn, comprada em março por US$ 808 milhões. A Toppan Printing e a Dai Nippon terão 9,54% cada uma e os 5,7% remanescentes serão da própria joint venture.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.