Número de brasileiros que acessam a web por smartphone chega a 68,4 milhões no primeiro trimestre

0

O número de pessoas que utilizam a internet por meio de um smartphone chegou a 68,4 milhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 16% em relação aos 58,6 milhões de usuários contabilizados em igual período de 2014, segundo a pesquisa Mobile Report, da Nielsen Ibope, realizada entre abril e maio com 908 usuários de smartphones de todo o Brasil.

Segundo o relatório, o maior crescimento ocorreu entre as pessoas de menor renda. As classes C, D e E, que no quarto trimestre do ano passado representavam, juntas, 36%, no primeiro trimestre de 2015 passaram a representar 38%, ou um ganho de 2 pontos percentuais. Ainda assim, a posse de smartphone conectado à internet continua bastante concentrada nas classes A e B, que somam 62% do total.

Na quebra por região do país, o Sudeste é o maior mercado de smartphones conectados, com 47% do total. Mais da metade dos smartphones da região estão no estado de São Paulo, que tem 26% do total do Brasil. A segunda maior região é o Nordeste, com 23%, seguida pelo Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (7%).

Conteúdo

As redes sociais e comunicadores de mensagens, e-mail, vídeos, notícias, música e portais são os conteúdos e serviços mais utilizados pelos brasileiros na internet de smartphones. Dos 20 aplicativos mais utilizados no país, sete são redes sociais ou comunicadores, quatro são bancos, três são plataformas de e-mail, dois são para vídeos e os outros são um game, uma loja de aplicativos, um navegador e um serviço de mapa e GPS.

Ainda de acordo com a pesquisa, os aplicativos ainda não são uma forma usual para ler notícias pelo smartphone. Em abril, 40% dos usuários de internet pelo smartphone disseram que consumiram notícias pelo aparelho. Desses, 68% disseram que abriram o navegador de internet para se informar, 42% afirmaram ter lido notícias a partir de compartilhamentos em rede social e 30%, por compartilhamento em um aplicativo de comunicação de troca de mensagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.