Obtendo sucesso na governança de SOA

0

O ambiente empresarial está mudando gradativamente, ficando cada dia mais exigente e também imprevisível. Os negócios exigem que a área de TI atenda suas necessidades ágil e rapidamente, acompanhando o desenvolvimento da companhia e seus processos internos e externos. Em um cenário como esses, a SOA (Arquitetura Orientada a Serviço, em português) transformou-se na grande estratégia de muitos CIOs. A avaliação é de Waldir Arevolo, principal consultor da TGT, que participou do 3° Fórum SOA, na cidade de São Paulo.

De acordo com ele, a Arquitetura Orientada a Serviço melhora o gerenciamento dos processos de negócios e o monitoramento das transações sistêmicas. "Ecossistemas de funcionalidades prevalecerão sobre soluções monolíticas e, além disso, o Open Source influenciará cada vez mais nas estratégias adotadas pelos provedores, principalmente nos preços, modelos de comercialização e nas arquiteturas de suas plataformas", afirma o consultor.

Entre as recomendações da TGT Consult para obter sucesso na governança de SOA, Arevolo cita o conhecimento dos benefícios e limitações, o respeito às diferenças entre objetivos táticos em projetos pontuais e os planos estratégicos corporativos, a preparação para continuar dependendo de múltiplas tecnologias na composição de sua plataforma para SOA e o investimento em repositórios de metadados ricos em funcionalidades e de fácil pesquisa.

Além disso, o consultor sugere também investir em infra-estruturas de integração multi-protocolo (tais como ESB – Enterprise Service Bus), utilizar princípios de modelagem e normalização para desenhar os serviços e criar um centro de competência em integração que funcione como uma torre de controle das iniciativas relacionadas à SOA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.