Liderança como competência comportamental

0

O mercado de TI vive um momento impar, a busca por profissionais que tragam consigo características que podem fazer a diferença esta cada vez mais voraz.
A liderança é uma característica que pode fazer toda diferença quando bem aplicada e as grandes organizações demonstram dar ênfase na busca de profissionais capazes de desenvolver-se de forma cognitiva, capazes de compreender o sentido literário da palavra excelência melhorando assim a competitividade.
De forma simples e generalista definimos "competências" por um conjunto de habilidades e comportamentos que de certa forma nos permite obter maior êxito em nossas tarefas, mas não basta um profissional demonstrar apenas interesse em ser líder, é necessário observar suas competências como tal. Nem todo o profissional poderá desempenhar papeis de liderança sendo assim devemos checar se o perfil de um profissional é adequado para determinada organização tanto quanto se seus valores e princípios.
A liderança pode ser considerada um valor, sendo assim é necessário encontrar pessoas que tenham a competitividade como valor pessoal, pois desenvolver essa característica em um profissional pode ser uma tarefa árdua e sem muita garantia de resultados.
É fato que algumas competências assim como o tema aqui abordado, a liderança, são premissas dentro de uma organização, porém os primeiros passos para se desenvolver qualquer competência ou habilidade é ter conhecimento dos seus próprios pontos fracos e trabalhá-los.
Um bom líder deve saber que delegar é imprescindível, mas que alem de delegar é importante saber como sensibilizar e conscientizar o profissional da importância do resultado de seu trabalho para a organização é fazê-lo entender os processos de negócios.
Um bom líder deve saber influenciar, deve saber transformar conhecimento em ação utilizando-se das diversas ou uma única competência comportamental de seu colaborador.
Um bom líder conhece e sabe trabalhar as diversas competências comportamentais de forma a extrair de seus colaboradores o seu máximo e ainda sim trabalhar suas debilidades de forma a transformá-las em qualidades.
Um bom líder sabe que não obstante a todo conceito, sua aplicabilidade deve estar atrelada as expectativas de quem espera o resultado, seja ele a longo, médio o curto prazo.Faça a diferença, explore e desenvolva suas competências comportamentais.

Marcelo Romão, gerente de Serviços da Tivit, MCSE. ITIL & Cobit Specialist

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.