Novas tecnologias de pagamento mudarão hábitos de consumidores

0

As operações feitas por mobile payment – como é chamado o serviço de pagamento por meio do celular – devem ser a maior aposta das administradoras de cartões e instituições financeiras nos próximos anos, segundo um estudo da TNS InterScience, empresa de pesquisa de mercado.

Apresentada por Felipe Menezes, gerente de negócios da companhia, nesta quinta-feira, 28, no Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, em São Paulo, a pesquisa mostra que o uso do celular como cartão de crédito no lugar do cartão de plástico é um recurso que vem sendo avaliado pelos entrevistados como uma forma segura de pagamento, uma vez que o cartão não aparece na transação, e por consequência impossibilita a sua identificação por outras pessoas.

O principal objetivo da análise foi avaliar o impacto das novas tecnologias de meios de pagamento, como os cartões contactless (sem contato) e o mobile wallet (carteira de pagamento no celular), para mostrar de que forma elas poderiam contribuir para aumentar a participaçãop dos cartões de crédito em relação ao dinheiro.

A pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo, com pessoas de 25 a 55 anos, das classes AA, B e C, que possuem cartão de crédito e que se enquadram na categoria classificada como "future shapers" (consumidores informados e ativos que agem como influenciadores).

De acordo com o estudo, os principais limitadores de uso dos cartões de crédito são a associação a gastos de maior valor; a sensação de descontrole financeiro; a falta de praticidade; a necessidade de assinatura e apresentação de documentos, além da segurança (clonagem/saques indevidos) e limitação de aceitação no varejo.

Cartões contactless

Diante dessas barreiras, o estudo detectou que a convergência de novas tecnologias surge como alternativa para a transição do dinheiro para o cartão de plástico. Segundo o levantamento da GTI, realizado pela TNS em 20 países em novembro de 2007, 27% dos usuários de celular têm interesse na utilização de mobile wallet nos próximos 12 meses.

Nos Estados Unidos e Europa, a tecnologia contactless teve adesão expressiva, segundo a pesquisa. Ela permite o pagamento de contas de até US$ 25 com o cartão de crédito e o usuário não precisa entregar o plástico ao vendedor, que se limita a digitar o valor a ser pago e a passar o cartão no aparelho de leitura ótica.

No Brasil, o contacless foi a ferramenta mais bem avaliada pelo público jovem. "Eles acreditam que o sistema pode eliminar o constrangimento de passar um valor menor de crédito", conta Menezes. Mas por não oferecer nenhuma segurança extra (ao contrário dos cartões com chips), o sistema gera desconforto. Embora o cartão não possa ser clonado, existe a possibilidade de qualquer pessoa, além do usuário, poder utilizá-lo.

Uma das conclusões do estudo é que os usuários de cartões com chip no Brasil tendem a ser mais críticos em relação a itens de segurança que garantam a transação financeira. De modo geral, o estudo revela que, entre o público pesquisado — maduro, jovem e possuidores de cartões com e sem chip — há um elevado índice de entendimento sobre a nova tecnologia.

"O estudo detectou que o grau de confiança na segurança do sistema financeiro é maior do que na telefonia celular, ou seja, observou-se um certo desconforto em relação à essa possível dependência", explica o executivo da TNS InterScience.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.