Órgãos do governo assinam protocolo de adesão ao ODF

0

Foi assinado durante a abertura do Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi), que teve início na quarta-feira, 27, em Brasília, o chamado Protocolo Brasília, documento que formaliza o comprometimento público para adoção de formatos abertos, baseados no Open Document Format (ODF), para a troca de documentos entre os órgãos federais.

De acordo com a vice-presidente de tecnologia da informação da Caixa Econômica Federal, Clarice Copetti, o protocolo é uma consolidação da vontade do governo brasileiro em direcionar sua estratégia de adoção de padrões abertos de documentos de escritório, planilhas de texto e apresentações. "As empresas que assinaram assumem publicamente o compromisso de que vão planejar e organizar, viabilizando essa política no governo federal."

Além da Caixa, também assinaram o Protocolo Brasília a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), o Serpro, o Banco do Brasil, o Ministério das Relações Exteriores, a Companhia Nacional de Abastecimento, a Empresa Brasileira de Correios, a Dataprev, o Instituto Nacional de Propriedade Nacional, o Instituto Nacional de Tecnologia e Informação, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Comando da Aeronáutica.

Esses padrões de formatos abertos para a troca de documentos possibilitam a interoperabilidade entre diversos aplicativos e plataformas, sejam elas internas ou externas; permitem sua aplicação sem quaisquer restrições ou pagamento de royalties e podem ser implementados por múltiplos fornecedores de programas, em diferentes plataformas, sem ônus relativos à propriedade intelectual.

O Padrão ODF foi aprovado como norma nacional pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É, também, o padrão de armazenamento de documentos recomendado pelos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING), garantindo liberdade de escolha para os usuários.

A arquitetura e-PING é coordenada pela SLTI, do Ministério do Planejamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.