Sentença pode beneficiar YouTube em caso de violação de direitos autorais

0

Um tribunal federal da Califórnia rejeitou a ação impetrada pelo IO Group, empresa de entretenimento adulto, que acusava o site de compartilhamento de vídeos na internet Veoh Networks de violação de direitos autorais. O juiz Howard Lloyd, do Tribunal Distrital de San Jose, na Califórnia, disse em sua sentença que a Veoh fornecia proteção autoral com a 'hospedagem segura' de vídeos, conforme o disposto na Digital Millennium Copyright Act (DMCA), a lei americana de direitos autorais do milênio digital.

OI Group, cujos vídeos supostamente haviam sido enviados sem permissão à Veoh, alegava que empresa era responsável pela violação de direitos autorais. Mas o juiz discordou.

"A Veoh tem uma forte política com base na DMCA, toma medidas proativas para limitar incidentes de violação na sua página na internet e trabalha diligentemente para manter fora de seu site obras não-autorizadas", escreveu o magistrado na decisão.

O caso tem muita semelhança com o da Viacom, que move um processo de US$ 1 bilhão contra o Google e seu site de compartilhamento de vídeos YouTube. Apesar de a decisão não servir como precedente jurídico, porque o caso Viacom-Google será decidido em um tribunal distrital federal, em Nova York, ele pode exercer influência no júri. Tanto que o Google não perdeu tempo em elogiar a decisão.

"É ótimo ver o Tribunal de Justiça confirmar que a DMCA protege serviços como YouTube, que seguem a lei e respeita direitos de autor", disse Zahavah Levine, conselheiro-chefe do YouTube, em uma declaração à reportagem da versão on-line do jornal americano New York Times. O jornal não conseguiu ouvir a Viacom para comentar o caso.

Mas o juiz Lloyd advertiu que "a decisão proferida aqui está confinada a um determinado conjunto de fatos, neste caso, e não tem como propósito ultrapassar os limites da 'hospedagem segura' de forma que prestadores de serviços menos escrupulosos possam fazer valer a sua proteção."

Analistas de mercado avaliam que se pode esperar que os advogados da Viacom vão argumentar que os fatos no caso do processo contra o YouTube são muito diferentes daquelas que envolvem o IO Group e a Veoh Networks.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.