EMC fornecerá tecnologia de armazenamento e proteção de dados para os Jogos Olímpicos

0

A EMC, fornecedora de soluções de armazenamento e gerenciamento da informação, assinou contrato com o Comitê Organizador da Rio 2016 para fornecer as soluções de armazenamento para os Jogos Olímpicos. Sem revelar o valor do acordo, já que as soluções serão fornecidas em troca de patrocínio do evento, o presidente da EMC Brasil, Carlos Cunha, destacou que toda a infraestrutura de storage da Rio 2016 será baseada em plataforma EMC.

O executivo explicou que a empresa atendeu a todos os requisitos de confiabilidade, disponibilidade, escalabilidade e segurança exigidos para esse tipo de evento, que não permite falhas e conta com parceiros de tecnologia do mercado.

As soluções da EMC suportarão as duas principais torres de tecnologia de informação da Rio 2016 — a rede administrativa e a rede dos jogos — que centralizam os dados obtidos nas 35 instalações de competições, nas quais, mais de 10.500 atletas estarão competindo. Além de responder por toda a implantação dos sistemas de armazenamento e backup, a equipe da EMC Brasil será responsável também por todo o suporte técnico e proteção dos dados, como os resultados das competições, fotos e vídeos dos eventos, informações dos atletas e de suas nações, registros das instalações, entre outros.

Para o evento, será destinado espaço de armazenamento para mais de 55 terabytes de dados, o equivalente a 720 mil fotos ou 4 mil minutos de filmagem. Entretanto, o diretor-executivo comercial do Comitê Organizador, Renato Ciuchini, diz que esse número poderá chegar a 117 terabytes disponíveis para uso, já que é feita uma estimativa para a capacidade máxima de armazenamento de dados.

De acordo com Ciuchini, o orçamento total do evento é de R$ 7 bilhões, sendo que 20% deste montante serão destinados para tecnologia — ou seja, R$ 1,4 bilhão —, o que representa o segundo maior destino da verba, perdendo apenas para o que ele chama de serviços dos jogos, como a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico, que responderão por 21% do orçamento.

As plataformas de proteção de dados para a Rio 2016 serão baseadas nas famílias EMC Avamar (backup/restore) e EMC RecoverPoint (replicação de dados). O Avamar utiliza tecnologia patenteada pela EMC para economia de espaço, desduplicação em tempo real, enquanto o EMC RecoverPoint provê uma arquitetura aliada a replicação de longa distância à proteção contínua de dados baseada em dispositivos de propósito específico (appliances).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.