Para executivos C-level, big data, cloud, mobilidade e social ajudam a impulsionar negócios, diz pesquisa

0

Uma pesquisa com profissionais que trabalham em organizações públicas e privadas sediadas no Brasil, para identificar como as megatendências — big data, computação em nuvem, mobilidade e social — impactam em seus negócios, mostra que 85% dos entrevistados acreditam que essas tecnologias fornecerão vantagem competitiva para sua empresa.

O levantamento, realizado pela EMC, fornecedora de soluções de armazenamento e gerenciamento da informação, revela ainda que eles esperam ver uma influência dessas megatendências no que diz respeito ao desenvolvimento de novos produtos e serviços (46%); gestão das operações de negócios de missão crítica (38%); e melhorar a experiência dos clientes (35%).

O presidente da EMC Brasil, Carlos Cunha, observa que essas tecnologias têm impactado, fundamentalmente, os consumidores, que cada vez mais desejam interagir com as empresas, em tempo real, em qualquer momento e lugar, e nesse sentido área de TI passa a ter uma importância estratégica como nunca antes vista. Um dado que chama atenção, segundo ele, por refletir o que pensam executivos C-Level (CEO, CIO e CFO) e tomadores de decisões nas empresas, é que 45% acreditam que big data, computação em nuvem, mobilidade e social podem ajudar a conquistar novos clientes; 40% acham que essas tecnologias podem gerar economia e bons resultados; e 38% as veem como ferramentas para automatizar processos.

Para 65% dos entrevistados, a nuvem tem importância estratégica particular. Eles entendem que uma combinação de nuvem pública e privada permite maior nível de agilidade e segurança para as empresas. Quando perguntados sobre quais aplicações não devem ser colocados em nuvem pública, ERP (sistema de gestão empresarial) ficou à frente com 29% das respostas, seguidas por planejamento financeiro, com 27% e, gerenciamento de recursos humanos, com 19%, entre outros.

Apesar de todos esses benefícios, Cunha destaca o fato de 76% acreditam que manter uma equipe treinada para acompanhar o ritmo das implicações exigidas pelas megatendências será um desafio para as organizações nos próximos anos. Outro dado interessante é que somente 18% dos participantes da pesquisa afirmam que o aumento dos gastos com essas tecnologias está fora do controle dos departamentos de TI. "O que mostra que a TI não está se tornando irrelevante."

O estudo mostra que, em média, as empresas no Brasil têm alcançado um dos cinco passos para a transformação da TI quando questionados sobre em que fase da jornada para a nuvem acreditam que sua organização está. Na qualificação, o resultado é — 16% já estão na nuvem híbrida, 46% na virtualização de aplicações de missão crítica; 33% já implementaram nuvem privada; 26% adotaram serviços de nuvem pública e 23% utilizam software definido por data center.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.