Brasil está entre os 25 inovadores do Tech Museum Awards

0

O Tech Museum of Innovation, organização sem fins lucrativos que reúne pessoas de todas as idades e conhecimentos para explorar e experimentar as tecnologias que afetam suas vidas, acaba de anunciar os 25 nomeados à premiação Tech Museum Awards 2005, apresentado pela empresa Applied Materials.

Os indicados receberão o prêmio pelo trabalho pioneiro no desenvolvimento de tecnologia para o benefício da humanidade em evento que será realizado dia 9 de novembro em San Jose, na Califórnia.

A premiação contará com a presença de líderes do Vale do Silício e representantes do Programa de Desenvolvimento dos Estados Unidos, World Bank Institute e Universidade Santa Clara. Cinco dos nomeados dividirão um prêmio em dinheiro de US$ 250 mil. Entre os indicados destaca-se uma organização brasileira, o Cemina, que concorre ao prêmio na categoria Knight Ridder, de Igualdade.

Anualmente, o Tech Awards premia organizações privadas, públicas e sem fins lucrativos ao redor do mundo que aplicam tecnologia com o objetivo de melhorar as condições humanas de forma significativa nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento econômico, educação, igualdade e saúde.

Um grupo de jurados estudou 560 indicações que representavam 80 países. Os 25 nomeados são do Brasil, Canadá, Cuba, Índia, Malásia, Paquistão, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

O Cemina é uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito servir à comunidade de mulheres carentes. A entidade desenvolveu com sucesso métodos de melhorar o acesso a novas tecnologias da comunicação e da informação no país, onde apenas 15% da população possuem computador ou pode fazer uso desse equipamento. As ações da instituição incluem implementação de pequenas emissoras de rádio e de telecentros por todo o Brasil, que beneficiam suas usuárias com acesso à internet e telefones.

O projeto é considerado inovador por integrar o rádio ? um meio de comunicação de fácil acesso à comunidade em geral ?, com o ambiente avançado da internet. Os telecentros estruturados pelo Cemina produzem e disseminam programas de rádio de qualidade. Seu conteúdo pode ser acessado pelo endereço www.radiofalamulher.com. O objetivo é gerar discussões e consciência a respeito dos aspectos que afetam as mulheres de baixa renda como auto-estima, violência e oportunidades.

?O Tech Museum Awards foi fundado para valorizar o trabalho inovador desses que dedicam suas vidas usando a tecnologia para ajudar ao próximo?, afirma Meredith Taylor, presidente do Tech Museum. ?Celebrando as conquistas de nossos nomeados, podemos encorajar empreendedores a se tornarem empresários sociais que impulsionam o desenvolvimento tecnológico de modo a tornar o mundo um lugar mais seguro, saudável e justo.?

OS NOMEADOS PARA O TECH MUSEUM AWARDS

Prêmio Knight Ridder de Igualdade ? Utilizando a tecnologia para superar violações aos direitos humanos e melhorar processos democráticos locais:

? AMD, Sunnyvale, EUA
? AnthroTronix, Silver Spring, EUA
? Cemina, Rio de Janeiro, Brasil
? Centre for the Improvement of Working Conditions & Environment, Lahore, Paquistão
? Direitos Humanos na China, New York, NY/Hong Kong

Prêmio Intel Meio Ambiente ? Desenvolvimento ou uso de tecnologias que conservam e protegem o ecossistema de nosso planeta:

? CTx GreEn, Kitchener, Ottawa, Canadá
? Envirofit International, Fort Collins, EUA
? Enviro Options (Pty), Kya Sands, África do Sul
? Norman Holy, Better Gear, Yardley, EUA
? Reef Ball Foundation, Woodstock, EUA

Prêmio Accenture de Desenvolvimento Econômico ?Produção de soluções de tecnologia inovadoras para superar as barreiras significantes ao desenvolvimento econômico em países não industriais:

? ABT Insulpanel, Richmond Hill, Ottawa, Canadá
? BMS, Friars Hill, EUA
? Malnutrition Matters, Ottawa, Canadá
? SELCO Solar Light Pvt, Bangalore, Índia
? WorldFish Center, Penang, Malásia

Prêmio Microsoft de Educação ? Distribuição de uso de tecnologia que remove barreiras educacionais tais como acesso ao computador e à internet, problemas de infra-estrutura, linguagem e pobreza:

? Gilbert Clark, Telescopes in Education Foundation, Altadena, EUA
? Design that Matters, Cambridge, EUA
? Fahamu – Networks for Social Justice, Oxford, Reino Unido
? In2Books, Washington, EUA
? MIT OpenCourseWare, Cambridge, EUA

Prêmio Fundação Agilent Technologies de Saúde ? Impulsionando a tecnologia de modo a melhorar a segurança e a eficiência de tratamentos de saúde em comunidades desfavorecidas e no resto do mundo:

? Hib Vaccine Team, Cuba/Canada
? OraSure Technologies, Bethlehem, EUA
? Partners In Health, Boston, EUA
? Project Impact, Berkeley, EUA
? Dr. Joshua Silver, University of Oxford, Reino Unido

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.