Pesquisa da Nortel revela preocupação com segurança de rede

0

Hackers, acessos não-autorizados, quebras de firewall e prevenção contra intrusos são as grandes preocupações das empresas na avaliação de soluções de segurança de rede, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Nortel Networks à Mindwave Research.

O levantamento incluiu 800 usuários finais de empresas de todos os portes em seis países ? Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha e México. O trabalho mostra que o maior receio de 43% dos entrevistados são os hackers, seguidos de vírus, worms e cavalos de Tróia. No ano passado, 57% dos entrevistados sofreram, pelo menos, um ataque de vírus.

A pesquisa revela ainda que a preocupação com segurança no segmento de pequenas e médias empresas se concentra mais nas aplicações. Contar com proteção contra vírus na rede é também um grande desafio. "A pesquisa destaca a crescente necessidade de se ter soluções de segurança extremamente confiáveis e eficazes", comenta Atul Bhatnagar, vice-presidente e gerente geral da unidade de redes de dados corporativas da Nortel.

O executivo ressalta que, por ser uma fornecedora de redes para empresas e provedores de serviços, a Nortel está bastante ciente das mudanças que interferem nas redes, particularmente o crescimento sem precedentes do acesso sem fio e dos tipos diferentes de dispositivos móveis. ?Essa mobilidade, associada à convergência, tornam possíveis serviços de última geração, inéditos, por intermédio das redes corporativas", completa Bhatnagar.

"Para usufruir de todos esses benefícios, o enfoque de nossos clientes em segurança de rede deve-se ajustar a essas mudanças", explica Bhatnagar. Para se ter uma rede segura e confiável, a Nortel recomenda a implantação da defesa em camadas. O objetivo dessa abordagem é garantir que não haja pontos únicos de falha na segurança da rede e que esta seja capaz de se adaptar, com rapidez, eficiência e baixo custo, às ameaças mutantes.

Quando avaliam soluções de segurança para suas redes, os clientes se concentram em três pontos principais ? confiabilidade, preço, além de serviço e suporte. Cerca de 50% dos entrevistados respondeu que confiabilidade é um fator primordial na hora da decisão de compra de uma solução de segurança.

Interoperabilidade e gestão de rede também são fatores importantes para empresas com mais de 250 funcionários. Além disso, comprar diretamente do fornecedor de equipamentos de rede está entre as principais escolhas dos entrevistados. Aproximadamente 60% dos entrevistados afirmam que preferem padronizar as soluções com um só desenvolvedor de sistemas de segurança.

Atualmente 55% dos entrevistados terceirizam pelo menos algumas funções de segurança de rede. Destes, 25% terceirizam todas as soluções de segurança. No México, por exemplo, há maior necessidade por serviços gerenciados, com 46% respondendo que terceirizam toda a segurança de rede como um serviço gerenciado. No geral, 45% tratam da questão de segurança dentro do âmbito da empresa.

"O volume de vírus e de ameaças semelhantes, associado à possibilidade de ataque dos hackers e à ameaça à propriedade intelectual da empresa por seus próprios usuários, gera um ambiente muito ameaçador", explica Chris Liebert, analista sênior do instituto de pesquisas Yankee Group. "A segurança não pode se limitar a ser um recurso de rede ou produtos isolados instalados nos pontos de acesso. Deve ser uma estratégia abrangente que engloba uma visão holística da rede. As ameaças se tornam cada vez mais sofisticadas, o que significa que as instalações de segurança devem fazer frente a esse desafio.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.