Agências podem ficar livres de contingenciamento

0

A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei complementar que proíbe o contingenciamento de dotações orçamentárias das agências reguladoras. De autoria do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), a proposta altera a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O objetivo do projeto é incluir as dotações destinadas às agências reguladoras entre as não passíveis das restrições adotadas pelas autoridades da área econômica. A autonomia das agências, argumenta Thame, "é essencial para que possam cumprir o seu papel, para que possam assegurar às empresas prestadoras de serviços e aos usuários em geral a viabilidade da execução dos contratos".

O autor ressaltou que o contingenciamento de dotações vem sendo caracterizado como um dos aspectos mais críticos do processo orçamentário no Brasil. Tal ação está associada, segundo Thame, "às freqüentes denúncias de corrupção e aos mecanismos de cooptação utilizados pelo Executivo em suas relações com o Legislativo".

Para o deputado, é preciso "tornar a execução do orçamento mais previsível e responsável", sem que haja prejuízo para a consecução da meta de superávit primário. Ele lembrou que já estão mencionadas na legislação algumas situações em que o contingenciamento é proibido, como as despesas de obrigações constitucionais e aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida.

O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o plenário da Casa.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.