Anatel decide sobre compra da TIM pela Telefónica até outubro

0

O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, disse nesta sexta-feira (28/9), durante conferência da Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) em Portugal, que espera que a decisão sobre a compra da TIM pela Telefónica esteja concluída até o fim de outubro. No entanto, ele ressaltou que não haverá uma decisão antes do dia 10 de outubro, já que o conselho da agência reguladora só voltará a se reunir no início do mês.

Em abril, um consórcio liderado pela Telefónica adquiriu 100% do capital da Olimpia, holding controladora da Telecom Italia. O consórcio, que além da Telefónica é formado pela seguradora Generali, os bancos italianos Intesa San Paolo e Mediobanca, e a Sintonia, desembolsou 4,1 bilhões euros, equivalentes a cerca de US$ 5,58 bilhões em dinheiro, pela empresa.

Desde aquela época a Anatel vem analisando as implicações da aquisição no mercado brasileiro de telecom, uma vez que ambas atuam na telefonia celular: a Telecom Italia é controladora da TIM e a Telefónica detém 50% de participação acionária na Vivo. No Brasil, a sobreposição de licenças de operadoras celular é proibida por lei.

Sardenberg adiantou que já foi feito um relatório que será entregue ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e que será necessário esperar pela aprovação da entidade. ?O relatório é confidencial e, por enquanto, não há qualquer decisão a anunciar.? O presidente da Anatel admitiu que há "um certo processo de concentração" no mercado móvel brasileiro, mas garantiu que também existem indicações de que continua a haver competição.

Sobre a possibilidade de criação de uma megaoperadora brasileira, com participação de capital da Portugal Telecom, Sardenberg disse que isso ?poderá aumentar a concorrência numa situação de grande concentração? do mercado, mas fez questão de frisar que esse é um problema das empresas, afastando a hipótese de participação da Anatel nesse processo.

Com informações do Diário Econômico Online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.