Tandberg e Cisco trazem telepresença para o Brasil

0

A Tandberg e a Cisco, únicos fabricantes que no mundo tem a solução de telepresença, já oferecem o produto para o mercado brasileiro. Nos dois casos, os distribuidores ? respectivamente Mude e Getronics – já têm a solução implantada em alguns clientes para testes, o que pode se configurar em vendas nos próximos meses.

?Não se trata de uma videoconferência melhorada, e sim da reprodução virtual de um ambiente real?, afirma Paulo Pichini, vice-presidente da Getronics para América Latina. A Getronics é a única integradora certificada pela Cisco para distribuir o produto em todo o Cone Sul.

Pichini conta que uma operadora de telecomunicações ? cujo nome não pôde ser revelado ? está testando o produto e deve anunciar o contrato ainda em outubro. Neste caso, a operadora utilizará a solução para se reunir virtualmente com a matriz estrangeira.

No entanto, as operadoras são um natural canal de venda, uma vez que as companhias multinacionais já contratam serviços completos de telefonia, e muitas vezes soluções de videoconferência das operadoras. ?Inicialmente, esse produto é focado para as grandes empresas, mas quando ele passar a ser distribuído pelas operadoras poderá entrar também nas médias empresas, nos hotéis etc.?, afirma Pichini. A configuração mínima do produto da Cisco não sai por menos de US$ 200. A própria Cisco já tem mais de cem salas de telepresença em seus escritórios.

A Mude também deve anunciar no próximo mês o seu primeiro cliente de telepresença com a solução da Tandberg. Mas, nesse caso, o cliente é uma empresa pública. ?Além das multinacionais, esse mercado é formado também por empresas públicas, que precisam da solução em áreas de desastres, grandes eventos etc.?, afirma Marcos Aurélio Conforto, gerente de produtos da Mude. A solução básica da Tandberg sai por cerca de US$ 80 mil. Um grande cliente mundial da solução da Tandberg é o Google.

Como funciona

Através de um sofisticado sistema de captação de áudio e vídeo, a solução de telepresença pode reproduzir uma sala de reunião para até seis pessoas em qualquer outro lugar. A imagem é captada por três câmeras (cada câmera capta duas pessoas) que ficam acima das três telas de plasma de 65 polegadas. A outra sala tem os mesmo equipamentos.

A solução da Cisco compreende até as mesas ovais da sala. ?A cor da parede nós recomendamos que seja a mesma, para que, de fato, as pessoas tenham a impressão de que a reunião acontece no mesmo ambiente?, afirma Pichini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.