Adiada votação de projeto que dá mais proteção ao consumidor de comércio eletrônico

0

A votação de proposta que proíbe o envio de qualquer tipo de oferta de produto ou serviço por telefone ou pela internet sem prévia autorização do consumidor ficou para a próxima reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado. Nesta quarta-feira, 28, a comissão discutiu o projeto de lei (PL 439/11) que altera o Código de Defesa do Consumidor para garantir mais proteção às pessoas que compram e recebem ofertas de produtos ou serviços por meio eletrônico. Votação foi adiada por falta de quorum.

De autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), a matéria ainda prevê, entre outros pontos, que o produto ou serviço oferecido por telefone, meio eletrônico ou qualquer outra modalidade à distância, deve ter informações precisas na página eletrônica da empresa. Essas informações incluem os nomes do fabricante e do fornecedor, os respectivos números de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e ainda os endereços geográficos e eletrônicos.

Segundo o senador, essas informações são necessárias "na hipótese de o consumidor ser obrigado a recorrer a órgãos administrativos e judiciais na defesa de direitos violados". Durante a discussão da matéria, a relatora, senadora Ângela Portela (PT-RR), afirmou que é importante regulamentar o comércio eletrônico, que "cresceu absurdamente no Brasil". “Precisamos proteger esse consumidor, que é o mais frágil na relação de consumo”, destacou.

Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), que presidiu a sessão, a cada 15 segundos é feita uma venda pela internet no Brasil. “É uma operação do consumidor direto via internet, sem diálogo ou troca de palavras, apenas por processamento eletrônico imediato, e isso tudo na velocidade da luz”, afirmou o senador, ao lembrar que 68% de todo o comércio eletrônico envolvendo consumidores da América Latina está concentrado em lojas virtuais dos Estados Unidos. As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.