Ferramentas de m-health estão se convertendo em aliados indispensáveis da saúde

0

O surgimento de dispositivos móveis mais sofisticados – como smartphones e tablets – abriu margem para o desenvolvimento de uma extensa gama aplicativos para a área médica, que estão se convertendo em aliados indispensáveis da saúde. Chamadas de m-health (do inglês mobile health), essas ferramentas têm se expandindo no Brasil, embora o País ainda enfrente algumas barreiras que impedem o seu crescimento mais acelerado.

Para Fernando Caron, diretor de negócios da unidade de saúde feminina da Bayer, hoje o desenvolvimento de aplicativos móveis segue uma série de processos internos de validação para evitar que regras estabelecidas pela Anvisa sejam descumpridas. É uma espécie de controle autoimposto pela própria empresa. "Por exemplo, não podemos usar os aplicativos para fazer propaganda de um determinado medicamento." Mas ele avalia que com a popularização dos aplicativos móveis, a Anvisa deverá passar a controlar essas ferramentas. "O mercado brasileiro de saúde é dos mais regulados do mundo", diz Caron.

O diretor sênior de relações governamentais da Qualcomm, Francisco Soares Giacomini, afirma que a tecnologia móvel pode contribuir para a redução dos custos no tratamento de pacientes, a partir do desenvolvimento de aplicações móveis. Citando estudos feitos nos Estados Unidos, o executivo diz que 29% dos usuários de smartphones disseram que desejam que o monitoramento de sua condição de saúde seja realizado por meio de soluções móveis. Ele cita ainda alguns estudos de caso envolvendo a Qualcomm sobre o uso de tecnologias de mobilidade no segmento de saúde. Um deles, feito no Japão, refere-se ao monitoramento de sinais vitais à distância por meio de dispositivos móveis conectados a redes 3G. O outro, realizado no Egito, contempla o diagnóstico de doenças dermatológicas por meio de tecnologias móveis.

Soares enfatiza que como a precisão das informações é crucial no m-health, ter uma arquitetura de rede flexível, de qualidade e segura, de maneira a garantir o acesso apenas às pessoas certas, é fundamental. “Tecnologias ponto-a -ponto também têm grande potencial no m-health”, avalia.

Elis Foregini, gerente de mídias digitais do Hospital Albert Einstein, conta que o hospital já utiliza iPads, fornecidos à equipe médica e também em alguns leitos. No momento, diz ela, o hospital está trabalhando no desenvolvimento de aplicativos móveis com foco no paciente e na prevenção de doenças. “Entretanto, temos tido certa dificuldade em relação a implantação do prontuário eletrônico, que não está totalmente completo e integrado”, diz Elis, ressaltando que a meta do hospital é melhorar a gestão do paciente por meio de soluções móveis.

A executiva observa que o desenvolvimento de soluções móveis depende da regulamentação e de questões culturais inerentes à atividade médica, que podem inviabilizar algumas ideias. “Estamos buscando um caminho efetivo para criar aplicações de m-health”, afirma. “Os médicos querem diversas soluções de m-health, mas os advogados dizem que nada é permitido”, acrescentou Gustavo Perez, presidente da MTM Tecnologia. Os executivos participaram do Fórum Mobile+, evento promovido pelas revistas TI INSIDE e TELETIME, e organizado pela Converge Comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.