TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Intel investe no desenvolvimento de novo sistema operacional e abandona MeeGo

Postado em: 28/09/2011, às 16:07 por Redação

A Intel anunciou que irá se juntar às fundações Linux e LiMo para o desenvolvimento do Tizen, novo sistema operacional (OS) de código aberto para dispositivos móveis. A decisão representa o adeus da fabricante de chip ao OS MeeGo, desenvolvido em conjunto com a Nokia. A renúncia da Intel se deve à falta de interesse de fabricantes de smartphones e de PCs pela plataforma. Em nota divulgada nesta quarta-feira, 28, a empresa informa que a equipe do MeeGo irá se juntar às equipes de desenvolvimento do Tizen, que deve ser lançado no primeiro trimestre de 2012 e estará disponível em alguns aparelhos em meados do ano.

O diretor de tecnologia open source da Intel, Imad Sousou, enfatizou a confiança da empresa no desenvolvimento de plataformas com HTML 5. “Acreditamos que o futuro será de aplicações baseadas em HTML 5, e estamos fortemente convencidos que nossos investimentos devem se voltar a essa tecnologia”, afirmou, reforçando que o novo projeto terá “várias coisas iguais àquelas desenvolvidas dentro do MeeGo” e que as equipes irão auxiliar os usuários na transição para o Tizen.

Por trás do Tizen ainda há mais um importante importante player do mercado de mobilidade – a Samsung, que é uma das líderes da fundação LiMo e estaria buscando plataformas alternativas para seus smartphones e tablets. O novo sistema operacional seria uma forma de se desprende do Android, do Google, que lhe rendeu diversos processos por quebra de patentes.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top