Microsoft e Samsung chegam a acordo sobre patentes

0

A Microsoft e a Samsung anunciaram nesta quarta-feira, 28, que chegaram a um acordo que estabelece a licença recíproca de patentes, com cobertura para os produtos de ambas as empresas. Conforme os termos do acordo, a Microsoft irá receber royalties nas vendas de celulares e tablets da Samsung com sistema operacional Android, do Google. Além disso, as companhias concordaram em cooperar no desenvolvimento e comercialização do Windows Phone.

O trato firmado entre as duas empresas é decorrente do fato de que, embora esse sistema operacional móvel desenvolvido pelo Google seja conceitualmente aberto e gratuito, a Microsoft argumenta que ele infringe algumas de suas patentes. E, em vez de processar diretamente o gigante das buscas, ela tem preferido negociar diretamente com os fabricantes. A intenção da Microsoft de pedir royalties pelo uso do Android não visa apenas gerar uma receita extra para seus cofres. Na verdade, faz parte de uma estratégia maior, cujo objetivo é tirar do sistema operacional móvel do Google uma de suas principais vantagens: a gratuidade. Assim, fortalece o Windows Phone como opção de sistema operacional no mercado (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).

“Estamos satisfeitos em continuar nossa história de trabalho conjunto com este novo capítulo de colaboração, começando com o lançamento de um Windows Phone Mango neste trimestre”, afirmou em nota o vice-presidente executivo de estratégia de produto da divisão de mobilidade da Samsung, Won-Pyo Hong. Já o presidente da divisão do Windows Phone da Microsoft, Andy Lees, reforçou o interesse de ambas as empresas em investir no futuro do sistema operacional.

O acordo é especialmente estratégico para a Samsung, que enfrenta a Apple em diversos processos sobre patentes na Europa, Ásia e Estados Unidos.

Em nota enviada à imprensa internacional, o Google repudiou a parceria entre as empresas. “É a mesma tática da Microsoft que vemos o tempo todo. Eles falham no mercado de smartphones, então buscam medidas legais para extorquir lucro de outros e prejudicam o caminho da inovação. Permanecemos focados na construção de novas tecnologias e no apoio aos parceiros do Android”, afirma a empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.