Usinas elétricas digitais podem diminuir custos em 27% e reduzir emissões de carbono em 5%, aponta estudo

0

Relatório elaborado pela Capgemini indica que as usinas de geração de energia estão investindo em melhorias digitais para aumentar a eficiência e reduzir os custos de produção. O estudo "The Digital Utility Plant: Unlocking value from the digitization of production" (ou "A Usina Elétrica Digital: Destravando o valor da digitalização da produção", em livre tradução para o português) mostra que nos últimos 5 anos, essas empresas investiram uma média de US$ 330 milhões no processo de digitalização, o que permitir a transformação de uma em cada cinco usinas (19%) em "plantas digitais" até 2025, operando com custos aproximadamente 27% menores e, juntas, contribuindo para uma redução de 4,7% nas emissões globais de carbono derivadas do processo de geração de energia.

A pesquisa, que contou com a participação de 200 executivos na Alemanha, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Reino Unido e Suécia, aponta que o aumento da eficiência de produção obtido a partir da digitalização permitirá a redução dos custos do processo. O estudo descobriu, ainda, que as usinas que já fazem uso da tecnologia digital terão custos de produção 27% menores, com centrais individuais que economizarão, em média, US$ 21 milhões ao ano. E, mesmo com o preço das energias renováveis em queda, tais economias permitirão que as usinas com plantas baseadas na geração de energia a gás e a carvão permaneçam competitivas.

A pesquisa também fornece uma visão otimista em relação aos benefícios ambientais da digitalização das usinas. O segmento de utilities acredita que os investimentos digitais vão gerar um aumento da capacidade de produção a partir de combustíveis fósseis, com uma consequente diminuição das emissões de carbono. Em 2025, as plantas digitalizadas produzirão anualmente menos 625 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono, o que equivale à diminuição de 4,7% nas emissões globais de usinas, algo como 28,6 bilhões de árvores a mais no planeta ou menos 133 milhões veículos de passageiros.

Apesar do enorme potencial de ganhos decorrentes da implantação de usinas digitais, atualmente apenas 8% das produtoras de energia estão digitalmente maduras e apenas 19% de suas usinas de energia devem ser digitais até 2022. Por outro lado, o relatório indica que uma organização com perfil de "iniciante em tecnologias digitais" geralmente alcança ganhos de produtividade 33% menores do que uma empresa "digitalmente madura".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.