'PC para Todos' deve estimular produção, diz ministério

0

O secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcelo Lopes, afirmou que, além de promover inclusão digital, o Programa Cidadão Conectado, conhecido como Computador para Todos, vai estimular a produção industrial no país.

"Essa é uma ação do governo que combina uma inclusão digital, a inclusão social ? em que um conjunto de famílias brasileiras que não têm acesso a computador vão poder adquirir um, em condições extremamente facilitadas", disse Lopes. "E, por outro lado, nós teremos um aquecimento na indústria no sentido de aumentar a demanda por equipamentos."

Por meio do programa, os interessados em comprar um computador poderão recorrer a financiamentos de bancos federais. O preço do produto não poderá ser superior a R$ 1,4 mil.

Para o coordenador-geral do programa, Sérgio Rosa, a iniciativa também vai ajudar a combater o mercado ilegal. "Um ano atrás um computador custava R$ 1,6 mil no câmbio negro, era o chamado computador cinza com peças contrabandeadas. Essas pessoas vieram para o mercado formal, os computadores agora têm garantias e vão ser comprados com toda segurança nas redes de supermercados e pequenos revendedores", afirmou Rosa, em entrevista à Rádio Nacional de Brasília (AM).

O preço do computador, segundo ele, está mais baixo desde junho, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a MP do Bem, medida provisória que autorizou isenções para uma série de setores da indústria, principalmente os ligados às exportações. Os computadores pessoais estão isentos de PIS-Cofins, o que representava 9,25% do preço final do produto.

Com material da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.