BYOD já é realidade para 50% dos profissionais brasileiros

0

Metade dos profissionais brasileiros já trazem seus próprios dispositivos para uso no ambiente de trabalho, de acordo com estudo encomendado à consultoria TNS pela Dell e a Intel. A pesquisa, feita com 8.360 profissionais e 29 líderes de organizações em 11 países, mapeou as mudanças provocadas pelo uso de laptops, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis pessoais nos locais de trabalho no seu dia-a-dia, fenômeno conhecido como BYOD (sigla em inglês para “traga seu próprio dispositivo”). No Brasil foram consultados 1.024 profissionais.

De acordo com o levantamento, os profissionais dos setores de engenharia e de varejo, com 64% e 59%, respectivamente, são os que mais trazem seus próprios dispositivos para o trabalho. No geral, 75% dos profissionais consultados no Brasil disseram que esperam que essa prática seja permitida nas empresas. Por outro lado, um índice de 74% de profissionais no Brasil informaram que suas empresas já permitem a utilização de dispositivos de uso pessoal, percentual que aumenta entre profissionais de pequenas e médias empresas (79%).

Apesar disso, 43% dos líderes das organizações demonstraram preocupação com os riscos à segurança dos dados e à propriedade intelectual que essa flexibilização no uso de dispositivos profissionais pode gerar. No setor financeiro a preocupação é ainda maior, com o índice de 61%.

O estudo conclui que autonomia na escolha da tecnologia aumenta a produtividade, mas, em algumas circunstâncias, as organizações precisam criar parâmetros objetivos para limitar esse poder de escolha dos funcionários, no sentido de garantir que essa liberdade gere ganhos efetivos e otimize os resultados. O fato é que as organizações estão divididas em relação aos riscos e benefícios gerados pelo fenômeno BYOD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.