Mobile banking é o próximo alvo dos cibercriminosos

0

Smartphones são, além de telefones, são computadores como os desktops e servidores. Têm CPU, memória, sistema operacional e programas e, como qualquer computador, estão sujeitos às ameaças do cibercrime. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas utilizam smartphones em todo o mundo, segundo a empresa de pesquisa Strategy Analytics e esse número tende a crescer ainda mais: o Ministério das Comunicações estima que o Brasil chegue a marca de 130 milhões de smartphones até 2014.
A tendência de crescimento também atrai os mal intencionados, que focam os seus esforços no desenvolvimento de golpes que rendam bons lucros desde 2010, quando observamos o aumento do número de ataques à dispositivos móveis. O último Relatório de Ameaças da AVG indicou que o próximo alvo dessas ameaças é o acesso a serviços bancários pelo celular (mobile banking), que expande rapidamente e deve ser o principal canal de relacionamento entre correntistas e bancos até 2015 (de acordo com pesquisa da PricewaterhouseCoopers).
O ataque por meio do mobile banking acontece da mesma forma que nos PCs, com links maliciosos que chegam via e-mail ou SMS e infectam o aparelho com malwares que burlam a autenticação dos serviços bancários online e possibilitam o acesso às contas. Diante desse cenário a questão é como devemos nos precaver contra essas ameaças? Felizmente os riscos podem ser reduzidos se aplicarmos as mesmas técnicas que já utilizamos para nos proteger nos nossos desktops.
É interessante observarmos que a principal forma de contaminação dos dispositivos móveis é por meio de downloads iniciados pelos próprios usuários. Para isso os cibercriminosos usam técnicas de engenharia social, enviando mensagens por email, SMS e posts nas redes sociais que induzem o usuário a baixar malwares disfarçados de outros programas.
O risco de cair em uma dessas armadilhas aumenta ao acessar sua conta por meio do navegador, portanto, é importante dar preferência à realização de transações bancárias por meio de aplicativos disponibilizados pelos bancos, que são desenvolvidos de uma forma que dificulte a interceptação dos dados. Mas, antes de baixar o programa, verifique sua procedência! Aplicativos bancários falsos já estão disponíveis na rede e expõem os dados dos usuários, que podem ter suas contas roubas rapidamente.
Para usufruir das facilidades do mobile banking com segurança, é preciso tomar alguns cuidados:
1) Desconfie de todas as mensagens por SMS, e-mail e nas redes sociais que contenham links. Você nunca pode ter certeza de quem está realmente enviando a mensagem;
2) Só baixe aplicativos de sites idôneos;
3) Use um antivírus no seu celular também. Até a Apple Store e o Google Play Store já receberam malwares, então todo cuidado é necessário.
Coloque em prática essas ações, fique atento ao navegar na internet pelo celular e aproveite o tempo no trânsito ou na sala de espera do médico para pagar suas contas e resolver pendências bancárias usando seu dispositivo móvel.

Mariano Sumrell é diretor de Marketing da AVG no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.