Especialistas defendem função "social" do blockchain

0

Estrutura tecnológica da criptomoeda bitcoin, o blockchain pode tem um lado social que pode ser explorado em diferentes esferas, detalhou João Guilherme Lyra, idealizador da Comunidade de Práticas Blockchain Brasil e embaixador no Brasil da cadeia de bloco DECENT.

O especialista participou da segunda edição do Forum Blockchain, promovido pela TI Inside nesta terça-feira, 28, quando apresentou o conceito de blockchain das coisas, uma forma de monetizar serviços prestados por grupos de usuários e usuários indivda iduais.

"O objetivo é alimentar um ecossistema em que todos ganham, não apenas as empresas concentradas no vale do silício", afirmou.

A Blockchain Brasil, disse o especialista, está desenvolvendo pesquisa para identificar apps que podem ser desenvolvidas e estimuladas para criar valor a comunidades de usuários. Um exemplo, é o Paratii, que monetiza views de vídeos.

Outro exemplo de alcance social do blockchain, segundo ele, é a expansão da bitcoin na África e Venezuela. Cidadãos de regiões em guerra têm adotado a moeda para enviar recursos a familiares. E na Venezuela, a moeda tem sido alternativa para burlar a alta inflação, disse.

Confiança

Gabriel Aleixo, co-fundador & business development da Star Labs, explicou que o blockchain é uma base de dados distribuída e aberta. "Qualquer informação registrada em blockchain se torna – Imutável, transparente, segura e acessível", frisou, ao dizer que trata-se da tecnologia da confiança e, portanto, com forte cunho social, porque é capaz de melhorar a vida das pessoas comuns.

Aleixo pontuou que o blockchain tem o potencial de mudar a forma como compramos, vendemos e interagimos com o poder público, além da capacidade de ser aplicado em qualquer sistema baseado em confiança, como o controle de semáforos em uma cidade. "Precisamos apenas delegar para o blockchain a camada de confiança destes sistemas", comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.