China lança sistema de geolocalização alternativo ao GPS

0

A fim de reduzir sua dependência do GPS, criado pelo Pentágono e controlado pelos Estados Unidos, o governo chinês lançou sua própria rede de geolocalização chamada Beidou. O poder central do país já colocou em órbita dez dos 16 satélites que irão compor o sistema de navegação a partir do ano que vem. Segundo o governo, o Beidou irá fornecer dados de geolocalização do país e suas proximidades. A estratégia das autoridades chinesas é ir diminuindo gradativamente a dependência em relação ao sistema americano, já que o governo dos EUA pode, em caso de guerra, por exemplo, bloquear o acesso ao GPS ou até mesmo rastrear informações na rede.

O Beidou será controlado pela Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, uma das principais estatais militares, responsável pelo programa espacial do país. A rede começou a ser desenvolvida no ano 2000 e a expectativa é ter 35 satélites em órbita até 2020, quando estiver totalmente concluída. Mas o Beidou começa a funcionar já no próximo ano e o investimento está avaliado em 50 bilhões de yuans (o equivalente a US$ 7,9 bilhões).

Assim como o GPS, o Beidu será utilizado para serviços de geolocalização em aplicativos para dispositivos móveis, como celulares e tablets. De acordo com o governo da China, oferecerá também uma rede de envio de SMS. As autoridades descartaram o uso militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.